domingo, 8 de março de 2015

Garanhuns Festeja 204 anos, em vez de 136. Inauguração do Planetário é a principal marca da Programação


Garanhuns comemora os seus 204 anos desde o último sábado, dia 7. As comemorações seguem até amanhã, dia 10, quando acontece, a partir das 8h, a inauguração do Planetário Mauro de Souza Lima, instalado no Parque Euclides Dourado.

Mas a comemoração do Dia de Garanhuns ainda gera dúvidas. É que desde o ano passado, a data é nova para os cidadãos: a festa ocorria em 4 de fevereiro, mas o Instituto Histórico e Geográfico obteve um documento assinado por Dom João VI que deu base à mudança. Portanto, em vez de 136 anos, o Município comemora 204.

O PLANETÁRIO - Construído em aço e fibra de vidro, o planetário é composto por uma rede de figuras geométricas, que conferem a ele um formato arredondado. O interior é climatizado, com capacidade para 40 pessoas. Mas o que deve impressionar o público é o simulador de imagens digital, em 180 graus (vai do meio da parede até o teto), onde quatro filmes de 15 a 40 minutos serão exibidos. “Esse equipamento vai melhorar a qualidade pedagógica do ensino, pois os alunos vão trabalhar conteúdos de ciência e tecnologia no espaço ideal”, declara a secretária de Educação de Garanhuns, Janecélia Marins.

Responsável pelo equipamento, o supervisor pedagógico de ciência e tecnologia, Paulo André de Almeida, revela que ele e um estudante de ciências da computação estão montando scripts de astronomia (apresentações rápidas, já desenvolvidas no planetário) para mostrar aos estudantes. “No fim do mês, estaremos ministrando o primeiro curso para professores aprenderem a usar essas ferramentas”, explicou Paulo André, que aposta no sucesso da iniciativa: “nele, você vai para lugares onde nunca imaginaria que pudesse ir. É uma viagem pelo universo”, comenta.

O Equipamento foi adquirido com recursos do Município, tendo custado cerca de R$ 1 milhão de reais aos cofres públicos, segundo informações repassadas pela Secretaria de Educação ao Jornal do Commercio. As obras de instalação do Planetário duraram cerca de um ano.

LANÇAMENTO DE LIVRO - O professor, escritor e historiador José Cláudio Gonçalves está lançando seu segundo livro "República", uma agradável comédia que promete agradar pela sua forma fácil e divertida de contar histórias. Cláudio Gonçalves é também presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, e como poucos, conhece passagens da história do Município, como a Hecatombe, tragédia em 1917, que marcou profundamente a cidade. O tema foi tratado em seu primeiro livro "A Hecatombe de Garanhuns", de forma romanceada, facilitando cronologicamente o entendimento, com seus personagens ainda hoje presentes no cotidiano da cidade, nomeando ruas e praças. 

O Lançamento do novo livro "República" faz parte da programação do Instituto Garanhuns pela passagem do aniversário de 204 anos do Município, e acontece na sede do IHGG, às 19h dessa terça-feira, dia 10 de março. A entrada é franca.