sábado, 14 de março de 2015

Ex-prefeitos são acomodados no Governo Paulo Câmara


Essa é destaque no Jornal do Commercio:

“Mais uma leva de ex­-prefeitos passou a integrar a gestão do governador Paulo Câmara (PSB). O Diário Oficial do Estado de ontem trouxe a nomeação de cinco ex­-gestores municipais que foram alocados na Secretaria da Casa Civil.

Integram o grupo Yves Ribeiro (PSB), José Aglaílson (PSB), Carlos Cavalcanti (PSD), Neemias Gonçalves (PSB) e Rubem Catunda (PT). O argumento em defesa da convocação dos ex­-prefeitos do secretário­-executivo de Articulação com os Municípios, Anchieta Patriota,­ ex­-prefeito de Carnaíba, é de que eles fizeram gestões com êxito em suas cidades e têm condições de contribuir com o Estado. No entanto, o currículo de alguns desses gestores não tem apenas feitos positivos.

Este ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou irregulares as contas da Prefeitura de Afrânio, no Sertão, do exercício 2012 quando a cidade era governada por Carlos Cavalcanti. Já o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou no ano passado uma ação de improbidade administrativa contra Rubem Catunda, ex­-prefeito da Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, por considerar que a gestão cometeu irregularidades na execução de programas federais. "A gente só pode considerar alguém culpado após o julgamento final. São prefeitos que foram aprovados pela população. Eles podem contribuir com o governo em vários aspectos, como na questão da articulação política. Antes mesmo de ser nomeado, Carlos Cavalcanti já estava nos ajudando na organização dos seminários do programa Todos por Pernambuco no Sertão", defendeu Patriota.

Os ex-­prefeitos têm postos diversos na Casa Civil. Yves Ribeiro, que governou Igarassu, Itapissuma e Paulista, todas na Região Metropolitana, ocupará o posto de Gerente Geral de Gestão. José Aglaílson, ex-prefeito de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, estará na função de Gerente de Apoio às Secretarias Setoriais. Já integravam a Casa Civil, com nomeações anteriores ao Carnaval, os ex-­prefeitos Ozano Brito (Gravatá), Sandoval Candengue (Brejão), Adelmo Moura (Itapetim) e José Sávio Omena (Altinho). Eles são filiados ao PSB, partido do governador Paulo Câmara.

Mas nem todas as nomeações para a Casa Civil são destinadas a ex­-prefeitos. Nomeada ontem apenas como "assessora" da secretaria, Gilzete Firmino é filiada ao PROS e não tem a experiência administrativa dos colegas de governo. "Não estou a par dessa nomeação, mas acredito que ela deva trabalhar no Palácio", falou Patriota. Ela estava na lista da sigla como candidata a deputada estadual, mas teve o registro indeferido pela Justiça”. (Jornal do Commercio – Caderno Política -  14/03/2015, por Franco Benites)