sexta-feira, 13 de março de 2015

Projeto que oferecerá Internet Gratuita começa a ser Implantado em Garanhuns


A Prefeitura de Garanhuns trabalha para implantar num prazo de dois anos o projeto Conecta Garanhuns, que oferecerá internet gratuita em diversos pontos do Município.  A ordem de serviço foi assinada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB) no mês passado.

Orçado em R$ 5.192.793,06 (cinco milhões cento e noventa e dois mil setecentos e noventa e três reais e seis centavos), a ação será executada pelo Consórcio Integra Garanhuns, composto pelas empresas Consultech e Avantia Tecnologia, que segundo o extrato de Contrato Concorrência Nº 010/2014, executará a implantação e operação assistida de infraestrutura de conectividade, incluindo o detalhamento do Projeto Executivo, fornecimento de equipamentos de comunicação, cabeamento metálico/óptico/elétrico, ativos e passivos de rede, nobreaks, softwares, licenças, serviços de implantação da rede de comunicação.

Na prática o Conecta Garanhuns disponibilizará o sinal de internet sem fio que deverá ser utilizada pela população, de forma gratuita, por meio de dispositivos móveis, seja celular, tablet, ou qualquer outro que permita se conectar a uma rede sem fio. O Projeto prevê a instalação de hotspots (pontos de irradiação de sinal de internet) em locais definidos pela Prefeitura, tendo como prioridade, pontos turísticos e de maior fluxo de pessoas. 

O sinal também vai atender aos prédios públicos e ainda deve chegar a alguns bairros mais periféricos, levando inclusão digital à população. A Iniciativa ainda contemplará um sistema de videomonitoramento urbano com foco na segurança e no trânsito. Serão 15 câmeras espalhadas por pontos a serem determinados pela Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT). Os recursos são do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura.