segunda-feira, 9 de março de 2015

FOGO CRUZADO: Álvaro Porto tem contas Julgadas Irregulares pelo Tribunal de Contas


Essa é destaque no Blog do Jamildo/Portal NE10:

“Vice-líder da oposição ao governador Paulo Câmara (PSB) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) levou uma denúncia ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) acusando a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) (RELEMBRE) de superfaturamento em shows, mas ele mesmo já teve as contas de sua gestão como prefeito de Canhotinho recusadas por irregularidades na contratação de apresentações artísticas e por não recolher contribuições previdenciárias.

Em 2008, a Prefeitura de Canhotinho contratou, sem licitação, bandas e artistas para as festividades de São Sebastião, Carnaval e Emancipação Política, numa ação que os técnicos do TCE apontaram irregularidades.

A prefeitura não pediu comprovações que a legislação exige para comprovar a inexigibilidade da contratação dos artistas, como a inscrição na Delegacia Regional do Trabalho, a veracidade das declarações de exclusividade dos empresários dos artistas, e as razões de convencimento da consagração pela crítica especializada ou pela opinião pública dos artistas e bandas contratados. A prefeitura também não justificou os preços das contratações. Em sua defesa, Álvaro Porto defende que as irregularidades são de ordem formal. Quanto à consagração pública, ele alegou que a legislação deve acompanhar a sociedade.

As irregularidades apontadas foram relevadas pelo relator do processo no Tribunal de Contas, Marcos Nóbrega. Ele considerou que não havia entendimento da Casa contra os problemas apontados até 2008. Ainda assim, as contas de Porto foram julgadas irregulares, por causa dos problemas previdenciários. Ele deixou de recolher R$ 543,5 mil do regime próprio e geral de previdência e também não contabilizou R$ 11,1 mil da contribuição patronal.

O Deputado se defendeu mostrando uma Lei Municipal de 2010 que amortiza e parcela a dívida com o instituto de previdência. Para o TCE, porém, isso não anula as irregularidades. “Não cabe ao gestor público decidir como alocar os recursos previdenciários, ou seja, sua atuação não está adstrita à discricionariedade administrativa, e sim vinculada ao que dispõe a lei. Não há margem para realização de juízos de conveniência e oportunidade”, diz o voto de Marcos Nóbrega.

Além do relator, o conselheiro Dirceu Rodolfo acatou a decisão de pedir a rejeição de contas. O julgamento aconteceu em 16 de dezembro do ano passado. Álvaro Porto entrou com um recurso da decisão, que ainda será analisado pelo TCE”. 


O CONTRA-ATAQUE DO DEPUTADO – Durante discurso na ALEPE, o Deputado Estadual Álvaro Porto fez questão de responder, o que segundo ele é uma “tentativa do Estado de deturpar os fatos e tirar o foco do superfaturamento nos preços de contratos pela EMPETUR”. Confira o discurso do Deputado, enviado ao Blog por sua assessoria.

Confira o discurso do Deputado. Clique AQUI.




"Sr. Presidente, Sras e Srs Deputados,

Ao contrário do que foi dito na reportagem publicada pelo Diário de Pernambuco e repercutida por alguns blogs no ultimo dia 6, não existe semelhança entre o questionamento feito pelo TCE, relativo à prestação de contas da Prefeitura de Canhotinho no exercício de 2008 e o que está sendo realizado acerca do superfaturamento nos preços dos contratos relacionados à Secretaria de Turismo.

O questionamento feito pelo TCE em relação a Canhotinho foi relativo a uma documentação no procedimento da contratação das bandas, a exemplo de certidão das empresas e validade de certidão. Na decisão em questão, o Tribunal deixa claro que não há como responsabilizar o interessado pelos atos praticados no exercício de 2008, quando não existiam regras claras definidas por esta Corte de Contas”. Ressalto que na decisão do TCE não há menção a SUPERFATURAMENTO ou shows fantasma.

Já foi dado entrada no recurso e estamos aguardando o julgamento.

Essa notícia foi veiculada novamente hoje por uma pessoa totalmente sem credito e sem a virtude de ser parcial, já que teve a sua voz comprada com uma secretaria na Prefeitura Municipal do Recife. Todos conhecem esse tal blogueiro e sabem que das suas principais características é a falta de caráter e a capacidade de se vender pra quem der mais. Além de não publicar resposta as suas irresponsáveis matérias, distorce fatos a seu bel prazer.

Vale ressaltar que esse questionamento a qual respondo não diz respeito a nenhum SUPERFATURAMENTO ou desvio de dinheiro público. Esses feitios, que são comuns a algumas quadrilhas, que todos em Pernambuco conhecem e não cabem a mim.

Caro, blogueiro, todas as denúncias que eu fiz, posso provar, agora essas calúnias que você fez, terá que prestar contas na justiça. Antes de tentar me descredenciar lembre-se que é você que responde a inquérito na Policia Federal.

Curiosamente o seu blog foi o único que não mencionou o assunto do shows superfaturados pela EMPETUR, provavelmente porque a sua carteira já estava cheia.

Ao Secretario Felipe Carreras, em algumas entrevistas o senhor disse que achava bom esse questionamento e que o povo ia ver a forma transparente como o senhor trabalha. Pois bem, estamos esperando, demonstre essa sua boa fé e mostre as notas fiscais dessas bandas que o Estado pagou valores absurdos e mostre também quanto as empresas que o senhor é sócio, como o “Caldeirão”, a “Festa Cheia” e a “BG” pagou pelas mesmas atrações. Mostre por quanto foi alugado o Centro de Convenções para os seus parceiros de negócios.

Explique, Senhor Secretário o motivo porque em pouco mais de 1 mês de DESGOVERNO, já encontramos um SUPERFATURAMENTO DE MAIS DE 1 MILHÃO DE REAIS na contratação de artistas. Lembro que essa foi análise superficial, com uma equipe restrita e mesmo assim encontramos valores absurdamente discrepantes, será que com toda a experiência que o senhor adquiriu sendo por muito tempo o maior empresário do ramo de eventos do estado e com a vasta equipe da sua secretaria não foi identificado nada de errado com esses valores?

Demonstre essa sua boa fé e passe a ter zelo pelo dinheiro público, pelo dinheiro do povo de Pernambuco!

Estou muito tranquilo para discutir e fiscalizar todo e qualquer assunto que seja do interesse do povo pernambucano e, apesar do propósito do Governo em tentar me intimidar ou descredenciar o meu discurso, não irei me calar. Vou cumprir o meu papel de fiscalizador e continuarei lutando contra a imoralidade que está instaurada em alguns setores dessa administração."