sábado, 7 de março de 2015

Quilombolas de Garanhuns contarão com Médicos Especialistas


De acordo com a Prefeitura, o município de Garanhuns terá a primeira residência, do Brasil, multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade com ênfase na Atenção à Saúde da população do campo.

É que segundo o Governo Municipal, Garanhuns irá dispor de profissionais da saúde em dez especialidades: enfermagem, odontologia, fisioterapia, entre outros, que irão atuar nas comunidades quilombolas, por meio de processo seletivo a ser realizado pela Universidade de Pernambuco (UPE). “Essa residência será de grande qualificação, pois esses profissionais serão levados para as áreas rurais do Município, que de certa forma tem mais dificuldade de acesso às unidades de saúde”, comentou Wanessa Gomes, coordenadora da Residência Multiprofissional da UPE.

“Possibilitando essa residência aqui em Garanhuns, iremos reduzir a insatisfação com a saúde, que é um problema nacional. Isso configura mais um avanço para nosso Município”, afirmou o secretário de Saúde, Arlindo Ramalho. Os prazos e maiores informações quanto à implantação dessa residência multiprofissional para os Quilombolas não foram repassados a Imprensa.

FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA – O Prefeito Izaías Régis (PTB) recebeu em audiência representantes da Fundação Altino Ventura (FAV). O momento serviu para o firmamento de uma parceria visando a realização do projeto SightFirst – Visão para Todos - “Caminhando com autonomia, independência e desenvolvimento” no Município. O projeto envolve órgãos internacionais, gestores públicos, serviços de saúde e sociedade civil organizada. A ideia é ampliar o acesso aos serviços de baixa visão para crianças e adultos.

Na ocasião, também estiveram presentes a secretária de Educação e Esportes, Janecélia Marins, e a coordenadora da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Rita de Cássia. A primeira etapa dessa parceria será a capacitação de agentes de saúde, enfermeiros e professores. Alguns desses servidores serão selecionados para atuarem, posteriormente, numa grande ação social. Entre as principais estratégias do projeto, que também tem a idealização do Lions Internacional, estão a assistência, reabilitação, inclusão e a concessão de órteses para pacientes com baixa visão e cegueira.