segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

CONCURSO: Organizadora estreante muda perfil de prova do TJPE

 

Em vez de uma banca tradicional e de grande porte, como de costume, os concurseiros que estavam na expectativa da definição da organizadora do certame do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), um dos mais aguardados do Nordeste, receberam a notícia de que seria uma estreante a realizadora do concurso, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

O anúncio da banca, realizado na última quarta-feira, dia 18, foi até agora a principal mudança da seleção, e pode interferir no perfil das provas. Por isso, quem busca conquistar um cargo de técnico ou analista na instituição deve estar ligado nas mudanças e também estar por dentro de estratégias de estudo que podem facilitar a aprovação.

Embora ainda não haja previsão nem para a publicação do edital, nem para a data das provas, estima-­se que o documento saia em março, enquanto a aplicação dos exames fique para meados de maio. Apesar de ser uma banca de menor porte e não elaborar seleções de tribunais costumeiramente, o IBFC foi já responsável pelo concurso pelas seleções do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (2013) e Tribunal de Justiça do Paraná (2014). "É uma banca que cobra as leis de uma forma mais literal. Acredito que dá vantagem para quem aprende muito por memorização, e também aumenta as chances dos que começaram a estudar há pouco tempo", opina o diretor do preparatório para concursos Espaço Jurídico Tiago Erhardt.

E por falar nos iniciantes, um dos principais erros de quem está começando a estudar é não se ater a disciplinas curinga, como português, raciocínio lógico, direito constitucional, direito administrativo e informática. "Principalmente português. Muitas pessoas que estudam para concursos em tribunais são formadas em direito e acreditam que apenas a bagagem que adquiriram no ensino médio da língua portuguesa será suficiente, mas o concurso é concorrido e as pessoas deixam de se classificar por uma diferença de uma ou duas questões", diz Erhardt.

Outra preocupação do estudante deve ser focar sempre na parte prática, a resolução de questões. "Depois de fixar o conteúdo de todas as disciplinas, o candidato pode se dedicar a resolver questões da banca organizadora do concurso. No caso do IBFC, talvez o aluno tenha alguma dificuldade de encontrar um grande número de questões da organizadora, justamente por ser de porte menor. Dependendo do assunto, dá para recorrer a exercícios de outras origens", defende o vice diretor pedagógico do Nuce, Cícero Roseno. Também vale ter cuidado com assuntos mais quentes e que sofreram alterações recentemente, como é o caso do Código Processual Civil (CPC). "O mais importante mesmo é começar a preparação o mais rápido possível. Não espere o edital, porque as disciplinas não mudam. O que pode mudar é a abordagem", aponta Roseno. (Com informações do Jornal do Commercio. CONFIRA)