sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Ícones da Luta e Empoderamento Feminino são homenageadas em Intervenção realizada na Secretaria da Mulher

 

A Secretaria da Mulher de Garanhuns recebeu, durante essa semana, uma intervenção artística realizada pelo sargento Gilmar Bezerra, comandante do destacamento da Polícia Militar do município de São João. O Artista coloriu as paredes da entrada da Secretaria com os retratos de Frida Kahlo e Maria da Penha. Essa ação foi mais uma iniciativa da parceria que a Secmul vem desempenhando com a Polícia Militar de Garanhuns.


Gilmar Bezerra explicou que escolheu colocar Frida e Maria da Penha em suas ilustrações após uma reunião com a equipe da Secretaria da Mulher e com o comandante da 1ª Companhia do 9º BPM, Capitão Lucas, no qual foi decidido que as paredes deveriam ser ilustradas com figuras que representassem a luta e o empoderamento feminino. "É uma honra contribuir com o espaço, deixando minha marca. Quero agradecer pela oportunidade ao pessoal do Batalhão e a toda a equipe da Secretaria da Mulher. É um grupo que não abre mão de ajudar. Me senti muito bem durante os dias que estive aqui, pois a energia é contagiante. Todo mundo esteve empenhado em querer o melhor. Para mim foi um prazer", afirmou Gilmar.

“Frida Kahlo representa toda uma história de luta e referência. Ela foi vítima de violência doméstica, vítima de um relacionamento de poder muito forte entre ela e seu companheiro. Ela foi escolhida porque as mulheres que chegam a Secretaria podem se espelhar nela e tê-la como exemplo. Maria da Penha lutou para que a lei pudesse entrar em vigor e que a violência doméstica fosse considerada um crime. A partir da luta dela, o Brasil conseguiu fazer uma lei que criminaliza um ato que era feito entre quatro paredes e que era naturalizado pela sociedade. Então, nada melhor do que fazer com que essa mulher tão forte, que transformou sua vida em luta para que as outras mulheres pudessem ter sua vida em paz, fosse representada na nossa sede”, explicou Eliane Simões Vilar, secretaria da Mulher de Garanhuns. (Com informações e imagens de Daniela Batista/SECOM/PMG)