domingo, 15 de janeiro de 2017

Cadeia Pública de Garanhuns será Reativada

 

Depois de mais de um ano desativada, a Cadeia Pública de Garanhuns, instalada na comunidade da Várzea, será reaberta na próxima terça-feira, dia 17. A informação partiu do secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, durante entrevista publicada na Folha de Pernambuco.

Em meio a uma grave crise prisional no País, evidenciada pelas mortes em presídios do Amazonas e de Roraima e pela recente rebelião no Rio Grande do Norte, o Secretário Estadual comentou o fato de Pernambuco, ter, proporcionalmente, a maior superlotação de presos do País e registrou algumas providências para evitar a disputa de organizações criminosas pelo poder dentro das cadeias. 

Dentre as ações do Governo, está a reabertura da Cadeia de Garanhuns, que terá capacidade para receber 208 encarcerados. “Estamos construindo sete presídios em Araçoiaba, que queremos entregar em 2018, e retomamos Itaquitinga, com a construção da primeira das cinco unidades. Prevemos para agosto de 2017 e a possibilidade de começar a segunda. E no dia 17, vamos abrir o minipresídio de Garanhuns, com 208 vagas. Estamos reformando a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, com recursos do tesouro estadual e mão de obra 100% dos presos, uma experiência, inclusive, inusitada”, registrou Pedro Eurico a Folha.

A Cadeia Pública de Garanhuns está desativada desde o dia 27 de novembro de 2015, quando foi registrada uma rebelião no local. O Motim, com queima de colchoes e móveis começou no pavilhão B e se espalhou por todo o complexo prisional, e teria sido motivado pelo atraso em 5 meses no pagamento do auxílio alimentação. O Governo Estadual não confirmou a versão dos Presos. Depois do ocorrido, os detentos foram transferidos para outras Unidades Prisionais do Estado e a Cadeia de Garanhuns, onde já funcionou a Colônia Penal Feminina, passou por uma reforma. (Com imagens da Folha de Pernambuco; Portal Agreste Violento e reprodução TV Asa Branca/Globo)