sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Informações divergentes quanto a reabertura da Cadeia de Garanhuns


Presídios sucateados, superlotação e falta de investimento no sistema penitenciário. Esses problemas encontrados no Brasil, também se refletem em Pernambuco e de forma particular na Cadeia Pública de Garanhuns, que está desativada desde o dia 27 de novembro de 2015, quando foi registrada uma rebelião na penitenciária. O motim teria sido motivado pelo atraso de cinco meses no pagamento do auxílio refeição dos detentos. Depois do ocorrido, os presidiários foram transferidos para outras unidades carcerárias do Estado.

Segundo o Promotor de Justiça, Alexandre Bezerra, a falta de funcionários contribuiu para que o presídio não estivesse funcionando atualmente. “O grande problema é a locação de efetivos. Nós temos um déficit enorme de agentes penitenciários e um déficit maior ainda de policiais militares, que são indispensáveis para o funcionamento da unidade prisional”, revela o representante do MP.

DIVERGÊNCIA NA DATA PARA REABERTURA - O diretor da Cadeia de Garanhuns, Cicero da Silva, afirmou que o presídio deve ser reaberto em março deste ano. Já a assessoria do secretário de Justiça e Diretos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, informou que a obra de reestruturação já foi concluída e a previsão de entrega será na segunda semana de fevereiro. Enquanto isso, familiares de detentos reclamam da distância para visitar os apenados. (Com informações da Rádio Jornal Garanhuns. CONFIRA)