quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Prefeituras acusadas de Fraude nos Transporte Escolar


Uma investigação de fraudes em contratos de prestação de transporte escolar com empresas que movimentaram mais de R$ 50 milhões de verbas federais em municípios de Pernambuco nos últimos cinco anos levou a Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) a deflagrar ontem a "Operação Carona" e cumprir 15 mandados de busca e apreensão em sete Municípios.

As prefeituras de Glória do Goitá, de Passira e de Limoeiro estão sendo investigadas no esquema que apura fraude de licitação, sub­contratações com notas frias e cartel. As investigações tiveram início em 2014 a partir de denúncias. A operação chegou a colher documentos nas casas dos prefeitos de Glória do Goitá, Zenilto Miranda (PTB), e de Passira, Severino Silvestre (PSDB). As empresas AR Resendis, de Limoeiro, e AG Serviços, de Serra Talhada, pivôs da investigação, também têm contratos de transporte escolar em pelo menos outras dez cidades pernambucanas, que podem ser investigadas.

"O que a gente sabe é que as licitações eram direcionadas para essas empresas, que não tinham a menor condição de executar os serviços para os quais elas estavam sendo contratadas. O serviço era efetivamente executado por terceiros contratos no Município a preços bem menores do que efetivamente a prefeitura vinha pagando para essas empresas", explica o chefe da Regional Pernambuco da CGU, Victor de Souza Leão.

Documentos e material de informática também foram recolhidos no Recife, em Caruaru, Serra Talhada, Carpina e Limoeiro, em escritórios de contabilidades ou endereços relacionados às empresas. O prefeito de Limoeiro, Tiago Cavalcanti (PSDB), confirmou que a AR Resendis realiza o serviço de transporte escolar do município, mas disse que o contrato segue os trâmites legais. O prefeito Zenildo Miranda Vieira não atendeu a reportagem. O JC tentou contato com Severino Silvestre, mas não obteve êxito. (Com informações de Paulo Veras – Jornal do Commercio – Edição de 18/08/2015)