sexta-feira, 16 de julho de 2021

ESPERANÇA: Queda no Número de Casos e Óbitos por COVID-19 em Garanhuns é Comemorada. UTI do Dom Moura tem Ocupação Zerada na Noite dessa Quinta

Garanhuns apresentou uma redução nos indicadores da COVID-19 durante os primeiros quinze dias do mês de julho. O cenário atual evidencia a queda progressiva no número de casos confirmados, taxa de ocupação dos leitos e número de óbitos.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, atualizados nessa quinta-feira, dia 15, o Município registrou 65 óbitos pela doença em maio; além de 35 óbitos no mês de junho. Em julho, até o momento, 2 óbitos pela COVID-19 foram confirmados em Garanhuns.

“Sem dúvidas podemos atribuir a queda nos indicadores ao avanço da vacinação em Garanhuns. Além das medidas restritivas propostas pelo nosso Governo, através dos decretos municipais, que foram de grande importância para chegar a este cenário. Ainda assim não podemos relaxar nas medidas de prevenção; vacina no braço e máscara no rosto são as formas mais eficazes para combater a pandemia”, afirma o Prefeito Sivaldo Albino (PSB).

O cenário positivo se amplia com a redução no número de casos graves e leves da doença. Durante a semana epidemiológica nº 26, que compreende o intervalo de 27 de junho a 3 de julho, Garanhuns teve 225 casos leves e três casos graves. O número caiu ainda mais durante a semana nº 27, referente ao período de 4 a 10 de julho, quando foram registrados 112 casos leves e dois casos graves.

TAXA DE OCUPAÇÃO DOS LEITOS – A ocupação dos leitos de retaguarda e UTI também recuou durante os últimos meses. De acordo com dados do Boletim Epidemiológico da COVID-19, nos últimos dias de maio 100% dos leitos de retaguarda e UTI estavam ocupados; inclusive com fila de espera por vagas nos leitos de terapia intensiva.

Na noite de ontem, dia 15, dos 40 leitos de UTI disponíveis, 16 estavam ocupados e desses haviam pacientes de Garanhuns em 4. Já dos 48 leitos públicos de retaguarda, 13 estavam ocupados na noite de ontem, sendo 9 por moradores de Garanhuns, dentre eles quatro crianças, com idades entre 5 meses e 4 anos. Para que se tenha uma ideia da redução, a UTI COVID-19 do Hospital Dom Moura não possuía pacientes na noite dessa quinta-feira, dia 15.

VACINAÇÃO – Até ontem, dia 15, Garanhuns já havia aplicado 84.054 das 90.658 recebidas (cerca de 93%). Contabilizando as doses únicas junto as 1ª e 2ª doses, a Secretaria de Saúde já vacinou 46,7% da população com a 1ª dose e 21,47% com o complemento da vacinação.