quinta-feira, 21 de março de 2013

Prefeito envia Projeto a Câmara reestruturando IPSG e Sindicato aciona Ministério Público



Tramita nas Comissões Internas da Câmara de Vereadores de Garanhuns, Projeto de Lei enviado pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), que visa reestruturar o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Garanhuns (IPSG). A mensagem do Executivo vem gerando insatisfações na classe de servidores efetivos e até mesmo dos inativos da Prefeitura de Garanhuns.

É que um dos artigos do Projeto de Lei nº 09/2013, inclui os aposentados e pensionistas existentes na Prefeitura antes da criação do IPSG como seus segurados, o que na prática representa que a partir da sua aprovação, o pagamento passa a ser efetuado com recursos do IPSG e não da Prefeitura. Até dezembro de 2012, os servidores que se aposentaram ou que tiveram direito a pensão, antes da criação do IPSG, em dezembro de 2000, eram pagos pela Prefeitura e não com recursos do IPSG.

Informações extraoficiais, que circulam nos corredores dos órgãos municipais, dão conta que estes servidores estariam recebendo, desde janeiro deste ano, seus pagamentos com verbas do IPSG, todavia, apenas agora, em março, o Projeto de Lei que regulamenta a conduta foi apresentado para apreciação dos vereadores de Garanhuns. Todavia essas informações não foram confirmadas pela Prefeitura.

Alguns outros trechos da mensagem enviada por Izaías à Câmara dizem respeito: a autonomia da Prefeitura para deliberar sobre as alíquotas visando adequações ao cálculo anual (é competência da Câmara autorizar esse tipo de procedimento); ao fato de que o servidor afastado ou licenciamento será responsável pelo repasse ao IPSG da sua contribuição durante o período em que estiver temporariamente afastado do exercício do cargo efetivo, mesmo sem receber remuneração pelo Município; e a entrada em vigor da Lei, depois de aprovada, com efeitos jurídicos e financeiros a partir de 2 de janeiro de 2013. Esta última que legalizaria os possíveis pagamentos já efetuados com recursos do IPSG desde janeiro deste ano. “Existe muitas falhas neste Projeto (...); ele vai prejudicar muito os servidores públicos no direito da sua aposentadoria e no direito da gestante que esta diminuindo de 180 para 120 dias a sua licença maternidade”, disse Luciano Florêncio, presidente do SINSEMUG/Regional, em entrevista na Rádio Jornal.

Atento às mudanças que podem vir a prejudicar os servidores municipais de Garanhuns, o presidente do SINSEMUG/Regional, Luciano Florêncio, ingressou com denuncia junto ao Ministério Público, pedindo a averiguação do Projeto de Lei. Em nota divulgada no Blog do SINSEMUG, o Sindicato afirma que “existem diversos artigos que insurgem-se ilegais e outros extremamente prejudiciais aos servidores deste Município” no Projeto de Lei enviado pelo Executivo à Câmara.

Outra providência adotada pelo Órgão que defende os interesses dos Servidores Municipais foi manter contato com o presidente da Câmara, o vereador Audálio Filho (PSDC) e com o vereador Haroldo Vicente (PSDB) para tratar do teor da mensagem enviada pelo Prefeito. Depois do contato, foi marcada uma reunião entre representantes do SINSEMUG/Regional e os vereadores que integram as Comissões de Legislação, Justiça e Orçamento da Câmara de Garanhuns. O Encontro acontece na próxima segunda-feira, dia 25, na Sala das Comissões da Câmara.

O QUE É O IPSG - O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Garanhuns é uma Autarquia Municipal e constitui a unidade gestora dos recursos do Fundo Previdenciário Municipal. A finalidade do instituto é gerir esses recursos de forma a assegurar a continuidade dos benefícios ao longo da carreira dos servidores e, ainda, a passagem desses benefícios aos herdeiros, dentro dos limites legais. Atualmente, o Órgão é constituído por mais de 2 mil servidores ativos da Prefeitura, da AESGA e da Câmara de Vereadores, além de 228 servidores inativos e 35 pensionistas. Para mais informações, acesse: www.ipsg.com.br.