quinta-feira, 22 de março de 2018

ENERGIA: Falha em Disjuntor na Subestação de Xingu causou Apagão, diz ONS

 

Em entrevista coletiva na noite dessa quarta-feira, dia 21, o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse que a causa do blecaute nos Estados do Norte e Nordeste foi um disjuntor na subestação de Xingu. O apagão aconteceu às 15h48 e causou vários transtornos em todo o País.

Segundo o ONS, a subestação de Xingu é responsável pela distribuição da energia gerada pela usina de Belo Monte, no Pará. "Um disjuntor na subestação de Xingu não funcionou de forma adequada. As razões ainda não sabemos, precisamos averiguar", afirmou Ferreira.

O apagão atingiu áreas em todas as regiões do Brasil, mas foi sentido de forma branda nos Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O efeito dominó na queda de energia ocorreu, segundo o ONS, porque a rede de Belo Monte está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que conecta todos os Estados do País, com exceção de Roraima, o único fora da rede.

NOTA DA CELPE - "A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informa que o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou a recomposição gradativa de cargas em Pernambuco. A Celpe iniciou a operação às 16h47. A interrupção ocorreu às 15h48 e, segundo informações do ONS, teve origem em uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN).   A Celpe se coloca à disposição." (Com informações do JC Online. CONFIRA)