sexta-feira, 16 de março de 2018

Governo define Banca Organizadora do novo Concurso para a Polícia Militar de Pernambuco


A promessa de concurso anual com 500 vagas para a Polícia Militar de Pernambuco deve ser cumprida pelo Governo do Estado. A Secretaria de Defesa Social (SDS) já definiu a banca que será responsável pelo processo de seleção dos candidatos. Será o Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (IAUPE). A escolha foi feita por meio de dispensa de licitação.

Ainda não foi divulgado o cronograma do concurso, mas isso deve acontecer nas próximas semanas. O novo concurso foi definido pelo Governo do Estado para diminuir o déficit histórico de policiais militares e também para tentar frear o avanço da violência. Nos últimos dois anos, de acordo com a SDS, 1.948 policiais militares se aposentaram. Atualmente, 14.994 PMs estão em atividade fim.

REFORÇO - Em setembro do ano passado, 1,4 mil novos PMs, aprovados no Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, chegaram às ruas. No próximo mês de abril, a segunda turma – com mais 1,3 mil soldados – também vão reforçar a corporação.

EM DOIS MESES, 867 HOMICÍDIOS, 363 ESTUPROS E 16 MIL ROUBOS EM PERNAMBUCOBalanço da Secretaria de Defesa Social (SDS) demonstra que a violência em Pernambuco continua alta. Em apenas dois meses, 867 homicídios foram registrados. Uma média de 15 crimes contra a vida por dia. Os casos de estupro também continuam elevados. Oficialmente, 363 ocorrências desse tipo. A média é de um abuso sexual a cada quatro horas.

A SDS argumenta que os homicídios estão em queda. Em fevereiro deste ano, a redução é de 16,13% em relação ao mesmo mês em 2017 – houve 416 mortes violentas, 80 a menos do que no ano anterior. Mas é importante frisar que o número continua elevadíssimo e é um dos piores resultados dos últimos 11 anos. Só em fevereiro, foram 173 estupros registrados em delegacias do Estado.

Os crimes contra o patrimônio também seguem em alta. Foram mais de 16.445 ocorrências de roubos e furtos nos dois primeiros meses do ano. Só em fevereiro foram 8.063. Uma média de 287 por dia. Apesar disso, a SDS comemora os números, porque diz que houve redução. “Em fevereiro de 2017, a média diária de registro desse tipo de ocorrência chegava a 362 casos”, argumentou a pasta. Em relação aos roubos e furtos de veículos foram  contabilizadas 1.738 ocorrências no Estado em fevereiro. (Com informações do JC Online. CONFIRA)