quinta-feira, 22 de março de 2018

Implantação da Universidade Federal do Agreste repercute na Grande Imprensa

 

A jornalista Marisa Gibson, que assina há vários anos a coluna Diário Político, no Diário de Pernambuco, repercutiu na edição de hoje do Diário, a criação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE).

É que segundo notas publicadas pela experiente colunista, a implantação da Universidade do Agreste demorou 16 anos, tendo os trâmites para a futura instalação, que depende apenas da sansão presidencial, começou num pedido feito pelo então deputado Estadual, Izaías Régis (PTB), ao presidente da época, Luiz Inácio Lula da Silva, numa visita do petista a Garanhuns, em 2002, antes da posse. “Me dê um presente, me dê uma Universidade, pediu ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, o então deputado Izaías Régis, hoje prefeito de Garanhuns em segundo mandato”, publicou Gibson, que complementou: “Izaías como deputado estadual e Armando Monteiro como deputado federal insistiram na ideia da Universidade desde então. Como diz o ditado: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, assinou Marisa no Diário de hoje, dia 22.

UFAPE - O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira, dia 20, o Projeto de Lei 5272/16, do Presidente da República, que cria a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), oriunda da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), já instalada aqui em Garanhuns, através de uma Unidade Acadêmica. O Texto agora será enviado à sanção presidencial.

De acordo com o projeto, a UFAPE, cuja implantação está orçada em R$ 121 milhões, tem previsão de atuação com mais de um campus na região de Garanhuns. Serão transferidos, de forma automática, os cursos de todos os níveis e os alunos regularmente matriculados, assim como os cargos ocupados na UAG/UFRPE. Também passarão a integrar a nova estrutura, servidores e professores, bens móveis e imóveis do campus de Garanhuns. “Na prática, a UFAPE, resultará do desmembramento do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Garanhuns, que deixará de ter a estrutura de Unidade Acadêmica, passando a ser uma Universidade, com Reitor, Vice-reitor, e muito mais professores e servidores administrativos”, comemora o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB).

Para o quadro de pessoal da UFAPE, são criados 600 cargos de professor e 893 cargos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (628 de nível intermediário classe D e 265 cargos de nível superior classe E). No quadro dirigente, são criados 8 cargos, além das funções de Reitor e de Vice-reitor.

Saiba mais sobre a criação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). Clique em player para ouvir uma entrevista do Senador Armando Monteiro ao programa Falando com o Agreste, da Marano FM: