sexta-feira, 24 de julho de 2020

CRIME: Ibama Apreende duas Serpentes em Encomenda dos Correios. Uma Delas estava Endereçada para Garanhuns

 

O Ibama apreendeu nessa quinta-feira, dia 23, duas serpentes, oriundas da América do Norte, no Recife. Os animais que estavam sendo traficados foram identificados após passarem pelo equipamento de raio-X dos Correios. A identificação pôde ser verificada no Centro de Distribuição dos Correios, em Recife. 

Foram duas embalagens diferentes. Ao identificarem algo de anormal se movimentando dentro das embalagens, os funcionários acionaram o Ibama, que ao abrirem a encomenda encontraram dois animais silvestres, uma Corn Snake e uma Nigritus Snake.

O nome das pessoas que efetuaram o envio não foi informado, mas os destinatários eram duas mulheres, uma de Garanhuns e outra no município do Paulista. O pacote que continha a 'cobra-do-milho' (Corn Snake), foi enviado do bairro de Igarapava, em São Paulo, para Paulista. Já a Nigritus Snake, comum no Deserto de Sonora, na fronteira entre os Estados Unidos e o México, também foi enviada de São Paulo, mas do bairro Indaiatuba e tinha como destino Garanhuns. Segundo o chefe de fiscalização do Ibama em Pernambuco, Amaro Fernandes, "aparentemente as cobras não foram enviadas pelas mesmas pessoas". 

CRIMES – As cobras são animais silvestres, portanto, tanto quem enviou, quanto quem efetuou a compra podem responder por diferentes crimes ambientais (lei nº 9.605/98). As penas para os crimes podem variar de três meses há um ano e multa. A investigação já foi iniciada e a comunicação do crime deve ser enviado para o Ministério Público Estadual (MPE). (Com informações de Douglas Hacknen/JC. CONFIRA)