sexta-feira, 31 de julho de 2020

GARANHUNS: Academias Reabrem nessa Segunda com Diversas Medidas Sanitárias. Esportes Coletivos e Amadorismo ainda Não estão Liberados em Pernambuco

 

O Governo de Pernambuco anunciou que Garanhuns e demais cidades do Agreste Meridional, avançarão da fase 4 para a fase 6 do Plano de Convivência com o Coronavírus e com isso as Academias de Ginástica poderão retomar as atividades seguindo protocolos de higiene e distanciamento social.

Depois de mais de quatro meses fechadas, praticamente todas as Academias Privadas da Cidade deverão reabrir as suas portas a partir da próxima segunda-feira, dia 3. Já a Academia Garanhuns e a Academia ao Ar Livre, que funcionam no Parque Euclides Dourado retomarão as atividades no próximo dia 10. 

Todos os estabelecimentos devem seguir um protocolo com as medidas sanitárias. Nesse primeiro momento, os estabelecimentos só poderão funcionar com capacidade reduzida, atendendo a determinação de um aluno a cada 10 metros quadrados. Já as aulas coletivas poderão funcionar inicialmente com no máximo 10 pessoa por sala, respeitando se o distanciamento de no mínimo 1,5m. Clique AQUI para conferir as novas regras na reabertura das Academias e Similares. 

"O plano vai seguir retomando nossa economia de forma gradual, com responsabilidade, fazendo ajustes quando necessário para que o planejamento siga no caminho certo", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, em coletiva nesta quinta-feira, dia 30.

ESPORTES COLETIVOS/AMADORISMO – Apesar de o Governo do Estado não ter abordado o assunto no anúncio de ontem, dia 30, em que Garanhuns avançou da etapa 4 para a Etapa 6, a prática de esportes coletivos, no segmento do Amadorismo, ainda não está liberada em Pernambuco.

De acordo com o Plano de Convivência com a COVID-19, divulgado pelo Governo de Pernambuco (clique AQUI para conferir), o planejamento para liberação de eventos esportivos (Amadorismo/Peladas), com limitação de público, está previsto apenas para a Etapa 10. Já a retomada definitiva só acontecerá na Etapa 11, que será a última, todavia atendendo a novos protocolos.

Recentemente, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), através da Diretoria Executiva de Futebol Amador, registrou em comunicado que as atividades futebolísticas amadoras, com a prática de jogos, competições, torneios e peladas seguirá proibida até que o Governo do Estado se pronuncie, oficialmente, pela liberação.    







DISTANCIAMENTO SOCIAL

1. Limitar a quantidade de alunos que entra na Academia;
2. Delimitar com fita o espaço em que cada aluno deve ser exercitar;
3. Utilizar apenas 50% dos aparelhos de cardio;
4. Estabelecer distância mínima de 2 metros entre os aparelhos de musculação;
5. Disponibilizar gráfico com a frequência diária por horário; e
6. Orientar os alunos para direcionar e manter a respiração no sentido oposto dos demais praticantes durante a realização dos exercícios.

HIGIENE 

1.  Disponibilizar recipiente com álcool em gel a 70% para higienização das mãos;
2. Para limpeza de objetos e superfícies;
3. Durante o funcionamento, a Academia deve fechar cada área duas ou três vezes para reforçar a limpeza dos ambientes;
4. Posicionar kits de limpeza em pontos estratégicos da musculação e peso livre;
5. Uso obrigatório de equipamento de proteção individual (EPIs) para profissionais, colaboradores e terceirizados;
6. Uso obrigatório de máscara por todos, inclusive durante a prática dos exercícios físicos;
7.  No caso do uso de leitor de digital para entrar na Academia, disponibilizar um recipiente com álcool a 70% ao lado da catraca;
8. Higienização dos pés ou calçados antes de todos entrarem na Academia;
9. Não permitir que se beba diretamente das fontes de água. Cada pessoa deve ter sua própria garrafa;
10. Priorizar ventilação natural no interior da Academia;
11.  Reforçar a comunicação para os alunos utilizarem as suas próprias toalhas para ajudar na manutenção da higiene dos equipamentos; e
11.  Os equipamentos que absorvem o suor, como tapete de ioga ou colchonetes, não devem ser de uso comum. Cada aluno deve levar seu próprio colchonete ou tapete.

MONITORAMENTO E COMUNICAÇÃO 

1. Criar mecanismos que possibilitem evidenciar sinais e sintomas clínicos da Covid-19;
2. Em suspeita de diagnóstico do Novo Coronavírus, os profissionais, funcionários e colaboradores deverão ser afastados. Também deve ser realizada a busca de pessoas que tiveram contato com o indivíduo e comunicá-los para que adotem as medidas necessárias;
3. Expor aos alunos, profissionais e colaboradores os manuais de orientação que ajudam a combater a contaminação da Covid-19. Reforçar os protocolos de limpeza para conter o vírus de acordo com a operação de cada Academia.