quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Alerta de Radialista para prática de Corrida de Rua com Segurança repercute nas Redes Sociais



Monstros no Asfalto; Amigos que Correm; Duo Running; Hit Run e Corredores de Plantão. Esses são alguns dos Grupos que investem na Corrida de Rua, como prática esportiva e qualidade de vida. São dezenas e até centenas de atletas, de alto rendimento ou iniciantes, que são vistos diariamente se exercitando pelas ruas e avenidas da Cidade, dando um colorido especial e servindo de exemplo para muitos Garanhuenses.

Mas o crescimento no número de praticantes da modalidade (já que a corrida de rua é um dos esportes que mais cresce no mundo) e a realização de treinos noturnos vêm atraindo a atenção de muitas pessoas na Cidade. O radialista Marcos Cardoso, da Marano FM, abordou o assunto no Programa Manhã Total, chamando a atenção para ações de segurança quando da prática, já que os Atletas, normalmente, correm nas extremidades das Avenidas, enquanto o trânsito flui normalmente.

O alerta de Cardoso repercutiu entre os Corredores, tanto que dezenas de mensagens passaram a circular nas redes sociais e em aplicativos móveis, censurando o gesto do Comunicador. É que os Grupos de Corrida garantem que o item segurança é um dos primeiros que são trabalhados junto aos seus membros.

“Todos os Grupos passam orientações aos seus membros quanto a conduta no momento da corrida de rua. Buscamos sempre as laterais da Rua e manter distância dos veículos em movimento. Também contamos com equipe de apoio, dividida por grupamentos, que auxiliam, principalmente nos cruzamentos”, registrou Renata Rafaelle, uma dos administradores do Grupo Monstros no Asfalto. “Os nossos membros também usam equipamentos de segurança, como braçadeiras em Led, que ficam piscando para ampliar a visualização dos condutores de Veículo e de Motocicletas. Emfim, além de se preocupar com a prática esportiva e a manutenção da saúde, também colocamos o item segurança em primeiro lugar”, complementou Rafaelle.

O Blog manteve contato com o presidente da AMSTT, Elielson Pereira, que se colocou a disposição para, através do setor de educação no trânsito do Órgão, ministrar palestras e oficinas quanto a prática da corrida de rua de forma ainda mais segura. “Pelo que tivemos conhecimento, os Grupos de Corrida já investem em ações de segurança. Podemos, em parceria com a Secretaria de Esportes, reforçar esse cuidado, levando orientações técnicas aos esportistas, bem como promovendo campanhas educativas junto aos motoristas e motociclistas, para que a prática da Corrida de Rua siga sendo realizada, sempre com segurança para os corredores e os condutores”, pontuou Elielson Pereira.

“O alerta do radialista Marcos Cardoso é importante, assim como as ações de segurança que já são executadas pelos Grupos. A Prefeitura está pronta para ampliar a sua atuação, através de campanhas educativas tanto para os corredores, quanto para os condutores, mas sempre primando por incentivar que os grupos existentes se fortaleçam, que novos se formem, e que cada vez mais pessoas se sintam seguras e estimuladas a deixar a vida sedentária; praticar exercícios físicos; interagir socialmente e viver melhor”, registrou o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio.