quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Castelo de João Capão pode Fechar as Portas para a Visitação Turística

 
Um dos principais atrativos turísticos de Garanhuns, o Castelo de João Capão, enfrenta problemas de manutenção em sua estrutura e pode fechar as portas para a visitação turística.

O Castelo foi um sonho concretizado pelo Eletricista e Encanador, João Ferreira da Silva, conhecido popularmente como João Capão, no final da década de 70. Ele morreu em 2016, aos 81 anos, em decorrência de um infarto. Desde o inicio da construção, até os dias atuais, o Castelo desperta a curiosidade das pessoas e atrai muita gente, sendo inclusive motivo de orgulho para os cidadãos garanhuenses, sobretudo para os que residem em suas imediações.

Mas de acordo com reportagem veiculada no ABTV 2ª Edição, noticiário da TV Asa Branca/Globo, todo esse orgulho que o Castelo de João Capão proporciona, pode estar com os dias contados. Sem dinheiro e sem incentivos para realizar a manutenção na estrutura física do Castelo, o Espaço, que existe há quase 40 anos, pode fechar as portas para o turismo a qualquer momento. “Nós não temos condições de fazer a manutenção e dependemos de apoio e de ajuda. Se não conseguirmos essa manutenção, a gente vai ter que fechar para o turismo”, registra Selma Ferreira da Silva, filha de João Capão, que mantém o espaço aberto com a venda de artesanatos, que ela mesma produz.

Em Nota divulgada pelo ABTV 1ª Edição, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, reconheceu a importância do Castelo de João Capão para o turismo local e esclareceu que a municipalidade tem a intenção de participar da requalificação do atrativo. “Porém por não ser um prédio público, nem possuir qualquer tipo de tombamento, há algumas limitações jurídicas para executar alguma intervenção no espaço privado”, pontua trecho da Nota, que complementa: “a Secretaria informou ainda que se compromete, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura a buscar a Dona do Local para alinhar a melhor maneira de manter o Espaço em pleno funcionamento”, finalizou. 

Vale registrar que o Empresariado local, sobretudo aqueles que integram o segmento de Material de Construção e de edificações, também podem contribuir para que Garanhuns não perca um dos seus principais atrativos. (Com informações e imagens da TV Asa Branca/Afiliada Rede Globo

Para conferir a reportagem completa sobre o Castelo de João Capão é só clicar AQUI.