quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Blogueiro denuncia suposta Existência de Servidores Fantasmas em Garanhuns. Prefeitura nega Irregularidades


Uma informação trazida pelo Blog do Cisneiros vem movimentando a classe política de Garanhuns nesta quinta-feira, dia 1º. É que o Blog denunciou a suposta existência de funcionários ‘fantasmas’ na Prefeitura de Garanhuns, versão descartada pelo Governo Municipal.

Segundo a denúncia do blogueiro Kleber Cisneiros, quatro cidadãos atuavam como Servidores Públicos, mas não cumpriam com o expediente diário em suas respectivas Secretarias. O Blog traz os nomes de Josefa Dulcineia Borges Barbosa; Maria José Borges; Jefferson Pessoa de Andrade Junior e de Ana Simone Rodrigues da Silva; registra as funções desempenhadas; os salários recebidos e as supostas atividades profissionais que eles realizam em suas vidas privadas. Ainda na reportagem, Cisneiros publica imagens da Folha de Pagamento de Dezembro de 2017, disponíveis para consulta pública no Portal da Transparência da Prefeitura de Garanhuns e traz imagens da fachada e da placa de um Salão de Beleza, que segundo a reportagem, pertence a servidora Ana Simone Rodrigues da Silva. A postagem ainda traz um vídeo em que um Cidadão revela que a senhora “Maria José” realiza a manutenção da Capela do Seminário São José “pela Manhã”. Antes de uma atualização, a reportagem postada pelo Blogueiro fazia menção a uma quinta pessoa, que segundo a postagem atuava na Prefeitura e era cliente do Salão de Beleza, mas essas informações, assim como as imagens, foram retiradas da postagem.

Em nota distribuída a Imprensa, a Procuradoria Municipal declarou que a postagem do Blog do Cisneiros, “comprova que estas pessoas não são fantasmas e possuem residência no Município de Garanhuns”. Ainda de acordo com a Prefeitura, “o exercício de função pública não impede qualquer concomitância em atividades privadas” e que para demonstrar a lisura e preservar o interesse público, foi determinada a instauração imediata de Processo Administrativo, através da Controladoria Municipal, com o objetivo de apurar e verificar se existe alguma irregularidade nas atividades desenvolvidas pelos Agentes Públicos citados na reportagem. “A Gestão estará à disposição de qualquer Órgão ou Entidade de Fiscalização para verificação de qualquer Ato Administrativo”, finaliza a Nota.

DEFESA E ATAQUE – Ainda na nota distribuída a Imprensa, o Governo Municipal parte para o ataque contra o Blogueiro Kleber Cisneiros, que segundo a Procuradoria Geral do Município, quer fazer “sensacionalismo e criar factoides jornalísticos”, haja vista que o mesmo “já exerceu cargo público, recentemente, neste Município, sem ter exercido de fato qualquer função administrativa e, possivelmente, exercendo função política, o que por si só, não atrai qualquer atrativo de desvio de função, recursos públicos ou de funcionário fantasma, neste exercício”. Ainda segundo a Nota, o titular da postagem, também exercia atividades privadas, enquanto atuava "como Assessor Parlamentar".

O Blog do Carlos Eugênio está a disposição dos cidadãos citados para publicar as suas versões quanto aos fatos registrados nesta reportagem.

Clique AQUI para conferir a reportagem do Blog do Cisneiros e AQUI para ter acesso a Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Garanhuns na Íntegra.





NOTA DE ESCLARECIMENTO - PROCURADORIA MUNICIPAL - PREFEITURA DE GARANHUNS.

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Procuradoria Municipal, vem a público se manifestar acerca da postagem do Blog do Cisneiros, intitulada de Esquema de Funcionários Fantasmas na Prefeitura Municipal de Garanhuns.

Em relação ao fato de que foram nomeados fantasmas na Prefeitura Municipal de Garanhuns, a própria postagem, tenta ao menos e, na verdade comprova que estas pessoas não são fantasmas e possuem residência no município de Garanhuns.

As nomeações e exercício de funções políticas são próprias da administração pública, exercendo-as estas funções pré- determinadas no âmbito político administrativo, o que é própria de funções exercidas pelos cargos citados na referida postagem, o que aliás, o próprio blogueiro, sabe bem disto, pois já exerceu cargo público recentemente neste município, sem ter exercido de fato qualquer função administrativa e, possivelmente exercendo função política, o que por si só, não atrai qualquer atrativo de desvio de função, recursos públicos ou de funcionário fantasma, neste exercício.

O exercício de função pública como citada não impedem qualquer concomitância em atividades privadas, aliás, como o próprio titular da postagem o fazia, que quando possuía contratos com empresas de publicidades e exercia atividades ligadas ao seu blog, embora fosse assessor parlamentar.

Pretender envolver instituição privada em atos administrativos e querendo a atrair a “Sena” da reportagem com intuito de querer fazer sensacionalismo, sem, contudo, dar a oportunidade dos interessados em apresentar manifestação prévia, citando pessoas que foram inocentadas em decisão proferida por tribunais superiores, tem o único intuito de criar factoides jornalísticos, impróprios neste momento.

Como forma de demonstrar a lisura, afastar e preservar o interesse público, determinamos a Controladoria a instauração imediata de processo administrativo com o fito de apurar e verificar se acaso existir, a responsabilidade ou não de agentes públicos.

Por fim, esta gestão estará à disposição de qualquer órgão ou entidade de fiscalização para verificação de qualquer ato administrativo.