quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

ESTUDO REVELA: Magia do Natal e Viva Dominguinhos já superam Festival de Inverno no gosto dos Garanhuenses


A Pesquisa de Avaliação/Opinião realizada pelo Instituto Analysis Pesquisa e Mercado, entre os dias 17 e 20 deste mês, aqui em Garanhuns, segue repercutindo na Cidade. Um dos pontos observados no estudo foi a ampla aprovação dos eventos a Magia do Natal e Viva Dominguinhos, ambos promovidos pela Prefeitura do Município.

A Magia do Natal, que em pesquisa divulgada em julho do ano passado obteve um índice de 76,1% de aprovação, entre ‘Ótimo’ e ‘Bom’, agora nessa nova Pesquisa realizada pelo mesmo Instituto, foi avaliado positivamente por 84,8% dos ouvidos. O Evento que começou em 2013 e que em 2018 chega a sua 6ª edição, cresce a cada ano, com uma decoração produzida pelos artesãos da Cidade e que chama a atenção pela beleza e riqueza de detalhes. Na Magia do Natal também é possível vivenciar uma programação diversificada, com espaço para a cultural popular, corais, orquestras, espetáculos de dança, musicais e shows com artistas locais e de renome nacional, além de grupos locais.

Outro evento realizado pela Prefeitura e que segundo a pesquisa do Instituto Analysis Pesquisa e Mercado é muito bem avaliado pela população é o Viva Dominguinhos. A festividade criada para homenagear o garanhuense Dominguinhos, chega neste ano a sua 5ª edição e já possui a aprovação de 75,1% da população garanhuense. O Viva Dominguinhos 2018 acontecerá entre os dias 19 e 21 de abril, e deverá novamente ser marcado pela presença de grandes nomes do Forró, num grande tributo ao Mestre Dominguinhos.

Mas o que chama a atenção na sondagem assinada pelo economista Audálio Filho, que tem 19 anos de experiência e acumula uma série de acertos em diversas pesquisas divulgadas, sempre usando os critérios científicos reais, que garantem um fiel retrato do momento, é a avaliação do Festival de Inverno de Garanhuns, que mesmo com 27 anos de existência, obteve a aprovação de 62,4%, estando bem abaixo do Natal e do Viva Dominguinhos, que têm apenas 5 e 4 anos, respectivamente, de realização.

“O Natal e o Viva Dominguinhos tem um formato que agrada a população, sobretudo porque buscamos inovar a cada ano, seja na organização, na decoração e nas atrações. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos por nossos eventos nessa pesquisa do Instituto do economista Audálio Filho, cujo trabalho sempre foi marcado pela coerência e pela credibilidade”, pontuou o Prefeito Izaías Régis (PTB), que por diversas vezes defendeu a municipalização da gestão do Festival de Inverno como solução para não deixar o evento cair de produção, como inclusive vem acontecendo ano a ano.

A ideia seria seguir os moldes da formatação do São João de Caruaru, em que o Governo do Estado repassa os recursos e o Município formata e realiza o Evento com o apoio Estadual. “O problema todinho é que a gente (Garanhuns) não determina mais nada no Festival de Inverno”, chamou a atenção Régis.