sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Ministério Público investiga Postos de Combustíveis por Suspeita de Cartel

 

Os postos de combustíveis do Recife estão na mira do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Um inquérito civil foi aberto para apurar denúncias de que os proprietários dos postos estariam combinando os preços do litro da gasolina e do etanol vendidos na Capital.

A investigação foi instaurada pela Promotoria de Defesa da Cidadania da Capital. O promotor Maviael de Souza Silva vai analisar se os postos estão praticando o cartel, que é um acordo entre concorrentes com o objetivo de dominar o mercado de determinado produto.

O Promotor determinou que as distribuidoras informem a lista de todos os postos de combustíveis situados no Recife. Também solicitou que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) seja notificada para que realize um estudo sobre a variação de preço no mercado no período de um ano, “verificando a ocorrência de concentração de mercado, cartel ou combinação de preços que prejudiquem o consumidor no sentido de eliminar a concorrência”. A investigação não tem prazo para ser concluída. Não há sinalização quanto a extensão das investigações para as Cidades do Interior. (Com informações do JC Online. CONFIRA)