terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

COMBATE AO CRIME: Área Integrada de Segurança de Garanhuns conquista Prêmio Estadual

 

O Diário Oficial do Estado, do último dia 24 de janeiro, trouxe a publicação de uma Portaria, em que a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, divulga a apuração do Prêmio de Defesa Social (PDS), referente ao 4º trimestre de 2017. E o resultado foi motivo de comemoração aqui em Garanhuns, tanto no 9º BPM, quanto nas Delegacias da Polícia Civil instaladas no Município.

É que a Área Integrada de Segurança de Garanhuns conquistou o Prêmio de Defesa Social 1 (PDS 1), o mais alto no grau lançado na premiação, que foi instituída pela Lei n.º 16.171, de 26 de outubro de 2017, sendo destinada a policiais civis, militares e bombeiros militares do Estado, lotados e em exercício na Secretaria de Defesa Social, e em seus órgãos operativos, e na Casa Militar. O Prêmio é referente ao desempenho dos Servidores no processo de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), dentro do Programa Pacto Pela Vida, no âmbito das Áreas Integradas de Segurança, definidas pelo Governo Estadual. Homicídios; latrocínios; e lesões corporais seguida de morte são considerados CVLI. Segundo a Lei nº 16.171/2017, o PDS 1 tem um valor de R$ 1.200,00.



“Juntos e focados no nosso planejamento operacional, conseguimos vencer os obstáculos e readquirir a confiança da sociedade de Garanhuns e Região, onde somos alvo de elogios”, comemorou o Comandante do 9º BPM, o Tenente Coronel Paulo César. “Também em 2017, conseguimos ficar no 6° lugar geral, com 2% acima da meta e cinco Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) a mais em relação a 2016”, complementou o Comandante, que finalizou: "com essas metas atingidas, Garanhuns continua sendo a cidade mais segura do Estado de Pernambuco".

Vale registrar que as atribuições do 9º BPM abrangem vinte cidades, das quais, durante nove meses do ano de 2017, entre 4 e 7 cidades estiveram sem efetivo de segurança, sendo atendidas pelo policiamento de outras áreas, já que o 9º BPM operou até novembro (quando chegaram 80 novos Policiais) com o efetivo reduzido em 45% do total previsto para o Batalhão. Além disso, nos três primeiros meses do ano, o 9º BPM se desdobrou para executar as atividades sem o motopatrulhamento da Rocam, pois a Unidade da PM não possuía motocicletas.