sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Primeiro caso de Febre Amarela é confirmado em Pernambuco


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu, nesta sexta-feira, dia 16, o resultado laboratorial para Febre Amarela dos dois pacientes residentes em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, e notificados no fim de janeiro após visita à área de risco de transmissão da doença no Estado de São Paulo. A criança teve o resultado negativo. Já o seu pai teve confirmação laboratorial para febre amarela. O homem, de 45 anos, recebeu alta médica desde o dia 29 de janeiro, encontra-se bem e fora do período de viremia (sem o vírus no organismo) e contraiu a doença em São Paulo.

A SES ressalta que já realizou capacitação com os profissionais de saúde e da rede hoteleira do município de Bezerros e das demais cidades da 4ª Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Caruaru.

Até o momento, o estado de Pernambuco conta com quatro casos notificados de febre amarela, sendo três descartados e um confirmado. Todas as ocorrências foram importadas, de indivíduos que estiveram em áreas de risco. Vale ressaltar que essa confirmação não caracteriza a entrada do vírus da febre amarela em Pernambuco, que permanece sem registro de casos autóctones (aqueles em que a infecção se originou no próprio Estado) nem da circulação viral por meio de mosquitos ou primatas não humanos infectados.

EXAMES - A SES ainda informa que, a partir da próxima semana, o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) vai começar a realizar os exames sorológicos (IgM) para a febre amarela. Com a medida, as amostras de casos suspeitos não precisarão ser encaminhadas para os laboratórios nacionais de referência, sendo analisadas no próprio Estado e diminuindo o tempo de espera pelos resultados. (Com informações do JC Online. CONFIRA)