sexta-feira, 6 de abril de 2018

Blog denuncia e Prefeitura esclarece processo de Armazenamento e Descarte de Remédios Vencidos

 

Uma publicação do Blog do Cisneiros vem gerando grande repercussão aqui em Garanhuns. É que o blogueiro Kleber Cisneiros trouxe a informação de que remédios, com data de validade vencida, estariam armazenados no Centro de Controle Ambiental, localizado no bairro Francisco Figueira. A reportagem traz imagens de medicamentos, em formato de cartelas e frascos, acondicionados em recipientes plásticos e em caixas. A informação foi tratada como uma “Bomba” pelo Blog, que sugeriu no corpo da matéria a existência de “desperdício do dinheiro público”, através da suposta ação.

Em nota distribuída a Imprensa, o Governo Municipal de Garanhuns tratou de esclarecer os fatos registrados pelo Blog. Segundo a Secretaria de Saúde, “o descarte dos medicamentos vencidos no Município obedece aos critérios definidos pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina a armazenagem do produto vencido em bombonas (recipientes específicos para o descarte de materiais orgânicos e inorgânicos), e o seu recolhimento por empresas licenciadas para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, conforme a resolução RDC n° 306/2004”.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, “a distribuição e o recolhimento dos medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) se dá através da Assistência Farmacêutica, e posteriormente a equipe da Vigilância Sanitária do Município atesta e armazena este material no Centro de Controle Ambiental (CCA). O descarte desses medicamentos é feito semanalmente por uma empresa contratada pelo Município, que é licenciada para o gerenciamento dos resíduos decorrentes dos serviços de saúde”.

Com relação as fotos veiculadas pelo Blog do Cisneiros, a gestão do Centro de Controle Ambiental garantiu que são “antigas e não condizem com a realidade atual de armazenamento dos medicamentos no local”. Já em relação aos medicamentos com data de validade vencida, que não foram distribuídos a população, a Secretaria de Saúde ressaltou que dentro das estratégias estabelecidas na gestão da Secretária Nilva Mendes, estão incluídas o uso racional de medicamentos e outras ferramentas que garantam uma melhor seleção, programação e aquisição de medicamentos e insumos, “com o intuito de garantir o atendimento da demanda sem perdas desnecessárias”, pontua a Secretaria de Saúde em trecho da Nota. Clique AQUI para conferir a Nota na Integra.



NOTA DE RESPOSTA — DESCARTE E ARMAZENAMENTO DE MEDICAMENTOS

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, Coordenação do Centro de Controle Ambiental e Coordenação da Assistência Farmacêutica, informa que o descarte dos medicamentos vencidos no município obedece aos critérios definidos pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina a armazenagem do produto vencido em bombonas (recipientes específicos para o descarte de materiais orgânicos e inorgânicos), e o seu recolhimento por empresas licenciadas para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, conforme a resolução RDC n° 306/2004.

A pasta informa ainda que a distribuição e o recolhimento dos medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) se dá através da Assistência Farmacêutica, e posteriormente a equipe da Vigilância Sanitária do município atesta e armazena este material no Centro de Controle Ambiental (CCA). O descarte desses medicamentos é feito semanalmente por uma empresa contratada pelo município, que é licenciada para o gerenciamento dos resíduos decorrentes dos serviços de saúde.

O Centro de Controle Ambiental também informa que as fotos veiculadas pelo blog são antigas e não condizem com a realidade atual de armazenamento dos medicamentos no local. E que no momento são estabelecidos padrões para o estoque e organização do material.

A pasta ressalta ainda que entre as estratégias estabelecidas pela equipe gestora da Secretaria para este ano, estão incluídas o uso racional de medicamentos; a implantação do sistema Hórus do Ministério da Saúde nas unidades, para ampliar o acesso aos medicamentos e a atenção à saúde prestada à população; bem como a padronização dos medicamentos do componente de Assistência Farmacêutica; e a elaboração e publicação da primeira edição da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). Estas são ferramentas que o setor utiliza para a seleção, programação e aquisição de medicamentos e insumos, com o intuito de garantir o atendimento da demanda sem perdas desnecessárias.