sábado, 14 de abril de 2018

Doença Parasitária se alastra nos Bovinos em Garanhuns

 

Uma doença parasitária vem se alastrando junto ao Rebanho Bovino de Garanhuns. Trata-se da Tripanosoma Bovina, que segundo estudos, se apresenta como uma doença crônica, de alta morbidade e baixa letalidade. Os principais sinais clínicos dos animais acometidos são emagrecimento progressivo, debilidade, anemia e em casos mais graves coma do animal.

De acordo com o gestor da Clínica de Bovinos do Município, órgão ligado a UFRPE, Nivaldo Azevedo, a doença surgiu primeiramente no Sul do País. “Os criadores estão tratando a doença de forma errada. Tratam como se fosse Tristeza Parasitária Bovina, a popular Pindura. Como a doença parece muito, porque provoca anemia, as pessoas quando se preocupam e quando o volume de animais doentes é grande, ao invés de procurarem um Médico Veterinário para resolver o problema, vendem os animais”, registrou Azevedo, sinalizando que para erradicar a doença é preciso que os criadores tratem dos animais doentes e não os coloque a venda.

De acordo com Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (ADAGRO), a doença é de nível 4, o que implica que não é urgente como a Febre Aftosa. Ainda segundo a Agência, esclarecimentos estão sendo prestados aos pecuaristas locais para resolver o problema. A Agência informou também que um fator que pode estar contribuindo para a disseminação da doença parasitária, é que durante procedimentos de vacinação, muitos pecuaristas usam a mesma agulha em vários animais. (Com informações do NE10 Interior/Rádio Jornal Garanhuns. CONFIRA)