domingo, 18 de agosto de 2019

EDUCAÇÃO EM GARANHUNS: Confira as Escolas Municipais Destaque no IDEPE


O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, divulgou na última semana, o resultado do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) de 2018.  Aqui em Garanhuns, há motivos para comemorar, já que os números da Rede Municipal de Ensino apresentam significativo crescimento.

O IDEPE é realizado anualmente, sendo calculado de acordo com os resultados das avaliações externas e do fluxo escolar; evidenciando o desempenho dos alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) das Escolas Municipais, com base nos exames do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe), em Língua Portuguesa e Matemática. O Estudo também acompanha o desempenho de educação nas escolas públicas estaduais e valoriza o trabalho das Gerências Regionais de Educação.


GARANHUNS NOS ANOS INICIAIS – De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Educação, com notas 5,8, as escolas municipais Professora Giselda Vieira Belo, localizada no bairro de São José, e Oscar Francisco da Silva, situada no Sítio Cachoeirinha dos Franciscos, no Distrito de São Pedro, obtiveram as maiores pontuações nos anos iniciais na Rede Municipal. 

As escolas Luiz Tenório de Carvalho (Heliópolis) e Professora Amélia Maria Tavares (Liberdade), conquistaram nota 5,5. Já a Padre Dehon e Artur Brasiliense Maia, ambas localizadas na Boa Vista, obtiveram nota 5,4 no estudo Estadual.

Das trinta Escolas Municipais avaliadas, vinte e duas apresentaram crescimento e quatro ficaram com a mesma média de 2017. Apenas as escolas municipais Virgília Garcia Bessa; Ernesto Gueiros; Monsenhor Callou e São Francisco de Assis apresentaram queda na média obtida em 2018, quando relacionada com o resultado de 2017. Com os bons resultados obtidos, a Secretaria Municipal de Educação atingiu uma média de 4,9 pontos nos anos iniciais, um crescimento de 0,5 pontos em relação ao ano de 2017.

ESCOLA DE MANOEL CHÉU É DESTAQUE NOS ANOS FINAIS – Já em relação aos anos finais, a Escola Municipal Silvino Almeida de Oliveira, localizada no bairro Manoel Chéu, conquistou 4,7 pontos e foi a 1ª colocada do Município no Estudo. O Educandário cresceu 1,7 pontos em relação aos resultados divulgados no ano passado.

A Escola Instituto Presbiteriano de Heliópolis obteve nota 4,6; a Ranser Alexandre Gomes, localizada no Magano, com nota 4,4; José Ferreira Sobrinho (Distrito de São Pedro) e Julião Capitó (Distrito de Iratama), ambas com nota 4,3 e a Escola Municipal Virgília Garcia Bessa, localizada no Castainho, com nota 4,1, também foram destaque.

De acordo com os números do IDEPE 2018, das 16 Escolas avaliadas nos anos finais, 13 apresentaram crescimento e apenas três caíram não mantiveram os índices de 2017: as escolas municipais Miguel Arraes; Jaime Luna e Salomão Rodrigues Vilela. Diante dos bons resultados obtidos, a Secretaria Municipal de Educação atingiu uma média de 3,9 pontos nos anos finais (nonos anos), um crescimento de 0,5 pontos em relação ao ano de 2017.

“Parabenizo todos os Professores e Gestores que fazem parte da nossa Rede Municipal. A educação é um dos pilares da nossa Gestão, e que no futuro vai trazer muitos avanços para população de Garanhuns. Juntos temos nos empenhado ao máximo nessa caminhada para melhorar cada vez mais a educação do Município”, registrou o Prefeito Izaías Régis (PTB) ao comentar os resultados. (Com informações da Secretaria Municipal de Educação e de http://www.vecgaranhuns.com/)