segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Candidatura de Socorro Régis repercute Positivamente nas Mídias Sociais. Mas há quem Defenda que Ela é Inelegível


A possível candidatura a Vereadora da 1ª Dama de Garanhuns, Socorro Régis, ventilada por uma fonte próxima a família Régis na tarde de ontem, dia 18, vem repercutindo forte nas mídias sociais. Saiba mais sobre esse assunto clicando AQUI.

Com pouco mais de 12 horas de postagem, a notícia viralizou e já está entre as mais acessadas do Blog do Carlos Eugênio. Tanto no Facebook, quanto no Instagran, a postagem também vem chamando a atenção e rendendo diversos comentários e reações, a grande maioria favoráveis a possível candidatura. 

“Se Dona Socorro sair candidata a Vereadora meu voto já é dela. Fui motorista da Prefeitura de Garanhuns e ela sempre me tratou super-bem. Uma verdadeira mãe, aconselhando, ouvindo e sempre educada”, registrou o motorista Elliton Fabio, em comentário no facebook. “Socorro têm potencial para ser candidata ao cargo que preferir. Gente muito do bem e competente”, reconheceu a educadora Maria Almeida Rocha, do Colégio Santa Joana D`Arc.

Mas também há aqueles que não concordam ou não apoiam a possível candidatura da esposa do Prefeito Izaías Régis, assim como cidadãos que questionam a elegibilidade de Dona Socorro, como é conhecida na Cidade. É que como o marido dela é o atual Prefeito da Cidade, ela pode, a depender do entendimento da Justiça Eleitoral, vir a ser alcançada pela “inelegibilidade decorrente de parentesco”.

“De acordo com o Art. 14, Parágrafo 7, da CF (Constituição Federal), cujo texto dispõe que são inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do presidente da República, de governador de Estado, de prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição. Sendo assim ela não pode concorrer ao cargo de Vereadora. É a chamada inelegibilidade reflexa ou inelegibilidade decorrente de parentesco”, observou a jornalista Walderia Santana, que assina uma coluna política no Jornal Cidade, em comentário no Facebook. 

A posição de Walderia também é compartilhada pelo jurista Jorge Luís Guimarães. “Ela é inelegível, por ser cônjuge do atual Prefeito. Somente poderá ser eleita caso o gestor renuncie seis meses antes das eleições, salvo engano”, observou.

O Blog do Carlos Eugênio tentou contato com o Prefeito Izaías Régis e com Socorro Régis para confirmar a informação da possível candidatura, bem como da sua viabilidade jurídica, mas não conseguimos êxito. Caso se confirme como candidata a Vereadora, pela reação nas mídias sociais e pelo trabalho que desenvolve na Cidade, Socorro Régis deverá ser uma das mais fortes candidatas, devendo abocanhar uma das 13 ou 15 vagas da Casa Raimundo de Moraes.