quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Estudantes de Garanhuns participam de Protesto contra Medidas do Governo Bolsonaro


Estudantes e trabalhadores ligados à educação promoveram na manhã de ontem, dia 14, aqui em Garanhuns, uma nova manifestação contra medidas do governo Jair Bolsonaro (PSL) relacionadas ao contingenciamento de verbas de universidades federais e a reforma da Previdência.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação houveram atos também em Recife, Caruaru, Arcoverde e Petrolina. Aqui em Garanhuns, os manifestantes se reuniram na Praça Souto Filho, a Fonte Luminosa, e seguiram em protesto até a Avenida Santo Antônio.

Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), além de protestar contra os cortes, a manifestação foi também contrária ao projeto Future-se, lançada em julho pelo Ministério da Educação (MEC). O objetivo, segundo a Pasta, é de estimular a captação de recursos pelas próprias Universidades, através de parcerias com organizações sociais, outras instituições e com a União. A proposta ainda não foi apresentada ao Congresso Nacional e há uma consulta pública aberta até amanhã, dia 15.

“Nossas universidades pedem socorro e só nossa luta organizada poderá dar resultados”, afirma o presidente da UNE, Iago Montalvão, no site da entidade. (Com imagens de https://blogcapoeiras.blogspot.com/ e de https://blogdoronaldocesar.blogspot.com/)