O 29° Festival de Inverno de Garanhuns movimentou a
economia da Cidade durante o mês de julho e beneficiou diretamente a população.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico divulgou uma pesquisa realizada
junto a 120 comerciantes dos ramos de hotelaria, gastronomia, entretenimento e
comércio, além do público no geral, e aponta bons resultados do evento.
Os números divulgados atestam a satisfação da população.
De acordo com a pesquisa, 68% dos entrevistados acharam a programação ótima ou
excelente. No quesito “Organização”, 74% considerou o FIG ótimo ou
excelente. A rede hoteleira também foi movimentada durante o Festival.
Segundo o material levantado, houve um aumento de 83% de ocupação durante a
festividade. Com isso, 56% dos empreendimentos fizeram novas
contratações.
Na rede alimentícia, que engloba bares, lanchonetes e
restaurantes, houve aumento de 60% no movimento e 34% dos estabelecimentos
fizeram novas contratações extras, para o período do Festival, com uma média de
quatro por empreendimento, de acordo com dados repassados diretamente pelos
entrevistados. A Casa das Artes, assim como outros empreendimentos
turísticos culturais privados que complementaram a programação do Evento de
forma alternativa, contaram com 85% de satisfação dos comerciantes de alimentos
e bebidas, que registraram um aumento de vendas de 100% em relação ao ano
anterior (2018). (Com informações de Daniela Batista e Cloves Teodorico
e imagens de Nichole de Andrade e Hilton Marques/SECOM/PMG)