domingo, 11 de agosto de 2019

REDE MUNICIPAL: Avaliação do Idepe revela Novos Avanços na Educação em Garanhuns

 

Foram divulgados nesta semana, os resultados do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica de Pernambuco (Idepe); avaliação feita pelo Governo do Estado que acompanha o desempenho de educação nas escolas públicas e valoriza os melhores desempenhos obtidos pelos municípios, escolas estaduais e Gerências Regionais de Educação. Em Garanhuns, os números apresentaram um crescimento em relação aos resultados obtidos no ano de 2018.

O Idepe é divulgado anualmente, sendo calculado de acordo com o  resultado das avaliações externas e do fluxo escolar; evidenciando o desempenho dos alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) da Rede Municipal de Garanhuns, com base nos exames do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe), em Língua Portuguesa e Matemática.

Em 2019, a Secretaria Municipal de Educação obteve a nota de 4,9 nos anos iniciais (apontando crescimento de 0,5 em relação ao ano passado). Já nos anos finais o índice foi de 3,9, também superando em 0,5 a média anterior. Das 30 escolas avaliadas, dentro do 5° ano, 21 apresentaram crescimento e quatro permaneceram com a mesma média. Já no 9° ano, 16 escolas foram avaliadas, e 13 obtiveram crescimento.

“Nossa alegria é muito grande, porque vemos neste momento o esforço coletivo. Foi uma rede que abraçou a causa e buscou o resultado. Isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo, e gostaríamos de parabenizar a equipe gestora, professores e alunos”, registrou a secretária de Educação, Eliane Vilar. “Parabenizo todos os professores e gestores que fazem parte da nossa Rede Municipal. Juntos temos nos empenhado ao máximo nessa caminhada para melhorar cada vez mais a educação do Município”, complementou o Prefeito Izaías Régis (PTB). (Com informações e imagens da SECOM/PMG)