sábado, 15 de fevereiro de 2020

SALÁRIO ABAIXO DO MÍNIMO E GREVE: A Luta da Enfermagem por Melhores Condições de Trabalho


A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu 2020 para reconhecer o trabalho feito por enfermeiros e técnicos ao redor de todo o planeta. O objetivo da entidade é exatamente defender a lista de reivindicações na pauta dos auxiliares e técnicos em enfermagem da rede pública de saúde de Pernambuco. Assim como a OMS, eles lutam por mais investimentos para a classe, reajuste salarial, melhorias nas condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Ao todo, no Estado, as unidades que estão sob gestão direta da Secretaria Estadual de Saúde (SES) contam com mais de 2 mil enfermeiros e 8,5 mil técnicos de enfermagem.

A Categoria está há dez anos sem reajuste, situação que coloca os vencimentos de uma parte dos profissionais abaixo do salário mínimo. “O piso dos técnicos é de R$ 774. Cerca de 60% dos profissionais recebem esse valor. Outro problema que enfrentamos é que não temos adicional noturno”, disse o presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Saten-PE), Francis Herbert.

Ele ressaltou que, ao todo, aproximadamente 8 mil auxiliares e técnicos são filiados ao Órgão de classe do Estado. “Além dos baixos salários e de assédio moral, destacamos o trabalho em unidades de saúde sem maca, sem lençóis, com os pacientes pelo chão. Muitas vezes precisamos comprar luvas para trabalhar da forma correta. Tudo isso é desgastante. Vários adoecem com Burnout (síndrome do esgotamento profissional, caracterizada por distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema)”, acrescentou o presidente do Saten-PE.

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) reforçou apoio às reivindicações em prol do reajuste salarial e de melhores condições de trabalho para auxiliares e técnicos vinculados à SES. “Defendemos a luta do sindicato. Não cabe ao Coren lidar com questões trabalhistas, mas reconhecemos a continuidade de baixos salários e precárias condições de trabalho. Isso faz com que exerçam a profissão desmotivados”, disse a secretária do Coren-PE, Luciana Aguiar. (Com informações do JC Online. CONFIRA)

Aqui em Garanhuns, os auxiliares e técnicos em enfermagem que atuam no Hospital Regional Dom Moura seguem fortalecendo o movimento de greve que acontece em todo o Estado. Clique em player e confira as reivindicações dos servidores: