domingo, 9 de fevereiro de 2020

GARANHUNS: Sociedade discute Medidas para ampliar a Segurança Pública

 

Preocupados com os números da insegurança aqui em Garanhuns, sobretudo diante do aumento no registro dos casos de roubos e furtos na Cidade, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e outros órgãos ligados ao Comércio, promoveram uma reunião na última sexta-feira, dia 7, para discutir alternativas visando ampliar a sensação de segurança na Cidade. O Encontro foi realizado no auditório da ACIG.

Além de representantes da CDL/Garanhuns; ACIG; CRC-PE e SINDILOJAS, também estiveram presentes os vereadores Audálio Filho e Zaqueu Lins; o presidente da AMSTT, Elielson Pereira; o comandante da Guarda Municipal, João Paulo Veras, além de representantes do Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil e Militar, bem como de membros da Imprensa e de outros segmentos da sociedade local.

“Apesar da ausência de alguns membros do Grupo e autoridades convidadas, fizemos a reunião e foi de uma grandeza de conhecimentos, vivências e ideias sobre a segurança e a defesa social em prol de Garanhuns. Diversos representantes da sociedade civil, militares e ex-militares debateram sobre o assunto e foi acordado medidas imediatas e posteriormente a criação de um Conselho de Defesa Social de Garanhuns”, pontuou o contabilista José Paulo, que representou o Conselho Regional de Contabilidade, o CRC-PE, no Evento.

Dentre as sugestões apresentadas pelos participantes da Reunião, destaque para a criação do Conselho de Defesa Social de Garanhuns, além do fortalecimento, em termos estruturais, de pessoal e de material, da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT). 

Também foram sugeridas ações como a criação de patrulhas Escolares e Maria da Penha, além de um Disk-denúncia. A realização de abordagens por membros da AMSTT, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, em vários pontos da Cidade, também foi defendida no Encontro, assim como a efetivação de convênios entre a AMSTT, Polícias e Empresas de Segurança e Provedores de Internet com fins a ampliar o monitoramento das ruas, através de câmeras, também foram sugeridos. Um novo Encontro será agendado pelos Organizadores para ampliar os debates a respeito da segurança em Garanhuns.