quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

'PULINHO QUEBRA-CRÂNIO: SAMU/Garanhuns divulga Campanha de Conscientização


Profissionais que integram a equipe do SAMU/Garanhuns vêm divulgando uma campanha nas Redes Sociais visando dar um basta no desafio ''pulinho quebra-crânio'', que circula na internet e têm causado preocupação entre os profissionais de Saúde.

O Médico Socorrista, Kaio Galindo, juntamente com Jefferson Gusmão (Condutor Socorrista); Leandro Weslley (Enfermeiro Socorrista) e a Técnica Socorrista, Karla Leite, gravaram um vídeo alertando para os riscos da ‘brincadeira’, que acontece da seguinte forma: três pessoas ficam lado a lado e aquela que está no meio (desavisada) salta, enquanto os dois das pontas aplicam uma rasteira, causando a queda e o consequente choque da cabeça no chão.

De acordo com o Médico Ortopedista, Rodrigo Castro, a pancada pode causar problemas sérios de saúde e até levar à morte. ''Dependendo do grau que a cabeça se inclina na hora da queda, pode fletir (dobrar) e esse movimento pode causar a compressão da vértebra, levando a fratura da coluna, o que pode deixar uma pessoa paralítica. Também há o risco da ruptura de vasos sanguíneos no cérebro, com grande risco de morte'', pontuou Castro.

“Brincadeira boa de verdade é brincadeira saudável (...); ao invés de derrubar o seu amigo, erga-o, assim todos crescem juntos”, alertou o médico Kaio Galindo no vídeo. O SAMU/Garanhuns é um órgão ligado a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde.

Clique em player para conferir o Vídeo produzido pela equipe do SAMU/Garanhuns: