terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Garanhuns comemora seus 141 anos de Elevação a Categoria de Cidade

 

O município de Garanhuns completa, hoje, dia 4 de fevereiro, 141 anos de Elevação a Categoria de Cidade. Todavia, a data não vem sendo marcada por comemorações. É que desde 2013, a Câmara de Vereadores extinguiu o feriado do aniversário e instituiu o dia 10 de março, como o Dia de Garanhuns.  

A Ação de mudança teve como base estudos do Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, que defendeu, com a apresentação de documentos históricos, a tese de que o Município ao ser elevado à categoria de Vila, em 10 de março de 1811, ganhou toda uma organização e estrutura política, jurídica e econômica, com a Câmara de Vereadores, a Comarca e a Cadeia, instituições que caracterizam a condição de Cidade. 

A tese foi fundamentada na Resolução Municipal nº 144, do então Prefeito Luiz da Silva Guerra, de 9 de setembro de 1950, e a Carta Régia do Príncipe Regente do Brasil, Dom João VI, de 10 de março de 1811. Até então, a povoação de Garanhuns pertencia ao município de Penedo, que, na época, integrava o Estado de Pernambuco.

Em meio aos debates históricos, o fato é que, oficialmente, no próximo dia 10 de março, a população de Garanhuns vivenciará os 209 anos do Município, cuja festa acontecerá no domingo, dia 8 de março, sendo marcada pela realização da 3ª Corrida Dia de Garanhuns e por uma vasta programação alusiva a data.