terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

CRIME: Sobe para 41 o número de Casos de Agulhadas no Carnaval em Pernambuco


Até o último domingo, dia 23, 41 casos de pessoas que alegam terem sido furadas por agulhas durante o Carnaval em Olinda, no Recife e no município de Orobó, no Agreste pernambucano, foram notificados. A informação é do novo boletim emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Das vítimas, a maior parte, 25, são mulheres.

Dos pacientes que realizaram triagem no Hospital Correia Picanço, referência estadual em doenças infecto-contagiosas, 33 realizaram a profilaxia pós-exposição (PeP) para prevenir a infecção pelo HIV e outras infecções. Os demais, de acordo com a SES, ou se recusaram a fazer o teste rápido (pré-requisito para o uso da medicação), e, consequentemente, o tratamento, ou já tinham passado da janela de 72 horas preconizadas para início do tratamento. 

Todos foram liberados após avaliação médica, com a orientação de retorno após 30 dias para conclusão do tratamento. Além disso, as vítimas foram orientadas a procurar as autoridades policiais para registrar Boletim de Ocorrência. 

Ano passado, ainda de acordo com a SES, cerca de 300 pessoas deram entrada no Hospital Correia Picanço alegando terem sido furadas por seringas durante os festejos de Momo. Não houve casos positivos relacionados a este evento, afirma a Secretaria. 

SEGURANÇA - Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que recebeu 25 denúncias de pessoas que relataram terem sido picadas ou sentido alguma pontada causada por objeto perfurocortante. Dez denúncias ocorreram no sábado, dia 22, e 15 foram feitas no domingo, dia 23. "A PCPE instaurou inquérito e está apurando os fatos", diz a nota, que também afirma não existir motivo para pânico. (Com informações do JC Online. CONFIRA)