terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

FIQUE LIGADO: Confira Dicas para não ser Enganado na hora de colocar Combustível no seu Veículo

 

A partir da denúncia de um cliente, um posto de gasolina no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi multado na semana passada pelo Procon daquele Município em R$ 1,5 milhão. O motivo foi uma bomba do posto que fazia a contagem do valor mesmo sem liberar combustível. O equipamento foi interditado e o posto se defendeu, alegando que era problema técnico.

Para não correr o risco de ser lesado na hora de abastecer, o JC Online separou 5 importantes dicas dadas pela diretoria técnica do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), Ana Carla Andrade. Veja 5 importantes dicas na hora de abastecer:

1. É importante verificar o estado da mangueira de abastecimento, que não deve ter emendas ou vazamentos;

2 - O visor da bomba deve ser legível - inclusive à noite; 

3 - Os indicadores de preço e quantidade de combustível devem ficar zerados, antes do início do abastecimento;

4 - A bomba deve apresentar o selo de verificação do Ipem-PE; e

5 - O cliente pode também pedir ao funcionário do posto que realize o teste de volumetria. Todo posto deve ter um medidor em alumínio certificado pelo Inmetro com medida-padrão para 20 litros. Ao encher este balde padrão a diferença máxima permitida é de até 100 ml para mais ou até 60 ml para menos.

Caso note alguma irregularidade em algum dos itens acima, por exemplo, você pode acionar a fiscalização do Ipem-PE através do telefone 0800 081 1526. A ligação é de graça. (Com informações e imagem do JC Online. CONFIRA)