quinta-feira, 9 de julho de 2020

CLIMA QUENTE: Posição de Izaías agita Cenário Político de Garanhuns


Toda ação gera uma reação! A terceira Lei de Newton não se aplica apenas a Física, mas também a Política, sobretudo em um ano eleitoral. A posição do Prefeito Izaías Régis (PTB), registrada numa Live na última terça-feira, dia 7, movimentou o cenário político de Garanhuns e vem sendo bastante criticada por oposicionistas (relembre clicando AQUI).

É que Izaías registrou durante a Live apresentada pelo jornalista Eduardo Peixoto e que contou com a participação do Deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB), que Garanhuns não poderia voltar a ser governada por “Estagiários” e que “os Estagiários que entraram na Prefeitura de Garanhuns foram um desastre”. Izaías certamente não se referia ao trabalho dos Estagiários, mas sim, veladamente, a alguns Prefeitos que gerenciaram a Cidade, mas que, em sua avaliação, não promoveram avanços. Ele também fazia um possível alerta à população para que não volte a apostar em candidatos que não têm experiência administrativa, certamente se referindo a Sivaldo e a Zaqueu Lins, bem como a outros nomes colocados até agora na futura disputa pela Prefeitura.

A reação foi rápida. Nas mídias sociais, pessoas ligadas politicamente a Sivaldo Albino censuram a postura de Izaías. O fato também repercutiu na Imprensa. O radialista Gláucio Costa indagou quem seriam os estagiários citados por Izaías e registrou em seu programa na Marano FM, trechos de matérias publicadas nos blogs dos jornalistas Roberto Almeida e Ronaldo César, em que a postura de Izaías é criticada, inclusive pelo ex-prefeito Bartolomeu Quidute, que governou Garanhuns entre os anos de 1993 e 1996 e foi aliado de Régis em alguns pleitos eleitorais.

Fui eleito pelo povo sem apoio de políticos. Saí do governo com 91% de aprovação popular. Se tivesse reeleição seria eleito com certa tranqüilidade”, registrou o ex-prefeito Bartolomeu Quidute, em publicação de Ronaldo César. Ele também citou que ajudou a eleger Izaías Deputado Estadual, em 2002, e que a Rosa Quidute (esposa de Bartolomeu) era vice de Izaías na campanha vitoriosa de 2012. “Pedimos desculpas ao povo de Garanhuns se erramos nas nossas escolhas”, rebateu Quidute.

Além de Sivaldo, Garanhuns ainda conta com as pré-candidaturas de Silvino Duarte (PTB); Zaqueu Lins (PP); Pedro Veloso (PT); Givaldo Calado (Avante); Valter Couto (Rede) e de Antônio Filho (PRTB). Desses, apenas Silvino já governou o Município. Ele esteve à frente da Prefeitura de Garanhuns entre os anos de 1997 e 2004 e tentará conquistar o terceiro mandato de Prefeito de Garanhuns.