sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SEGURANÇA É A ORDEM DO DIA EM GARANHUNS

Câmara realiza Audiência Pública em São Pedro e 
Prefeitura adere ao Pacto dos Municípios pela Segurança.


Moradores do Distrito de São Pedro, aqui em Garanhuns, estiveram no auditório da Escola José Ferreira Sobrinho, na noite desta quinta-feira, dia 28, para participarem da Audiência Pública da Câmara Municipal, por solicitação do vereador Alcindo Correia (PROS), que debateu a insegurança e a violência, principalmente naquela comunidade e zona rural do entorno do Distrito.

Alegando a falta de efetivo, os representantes do Comando do 9° BPM afirmaram que estarão reforçando o policiamento através das rondas da Rocam, da fiscalização de trânsito e principalmente do Patrulhamento Rural, cuja equipe estava presente na Audiência Pública.

Outro problema abordado pela população foi quanto à movimentação com motocicletas e alguns abusos nas ruas por parte de jovens, principalmente nos finais de semana e até tarde da noite, incomodando, principalmente a quem tem crianças e idosos em casa. A Polícia Militar pediu a participação da comunidade para impedir que isto aconteça, inclusive fazendo denúncias.

O vereador Alcindo Correia, representante da comunidade, e o presidente da Câmara de Garanhuns, vereador Audálio Filho (PSDC), registraram que a Audiência Pública cumpriu seu objetivo de aproximar a população das autoridades competentes, para exposição de problemas e busca de soluções. Os vereadores Diretora Nelma (PR); Gil PM (PRB) e Haroldo Vicente (PROS) também participaram do Encontro.


PACTO PELA SEGURANÇA - O município de Garanhuns aderiu, na tarde de ontem, dia 28, ao Pacto dos Municípios pela Segurança, numa ação do Ministério Público em parceria com os Municípios. A assinatura e oficialização ao pacto será feita na próxima semana, em data e horário a ser definidos, pelo Prefeito Izaías Régis (PTB).

Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Compromisso (TCT), Garanhuns se compromete a atuar num trabalho de parceria entre os órgãos oficiais de segurança e a sociedade para o cumprimento de metas pré-estabelecidas. A pactuação é dividida em 10 eixos, que envolvem ações em bares e restaurantes, iluminação pública, sistema de monitoramento por câmeras, estruturação de conselhos, adesão a programas sociais, entre outros.

“Sabemos dos desafios, mas iremos nos emprenhar para executar as metas do projeto. Teremos um prazo de seis meses para apresentar nosso primeiro relatório de avaliação. Garanhuns tem grandes chances de receber premiações caso estas metas sejam cumpridas. Trabalharemos para isso, a mobilização será coletiva”, pontua Ana Rossini (foto), presidente da AMSTT.

Atualmente, 57 municípios do Estado já aderiram ao Pacto dos Municípios pela Segurança Pública.