quarta-feira, 24 de abril de 2013

Pesquisa revela políticos locais que mais interagem nas Redes Sociais



As redes sociais se transformaram em uma febre entre os brasileiros. Em espaços virtuais, como o facebook, podemos encontrar de tudo: divulgação de produtos; imagens de momentos especiais e outros nem tanto; exposição de intimidades; solidariedade; racismo e políticos, muitos políticos.

É que os espaços virtuais são campos, que se bem cultivados, podem gerar votos, muitos votos. Aqui no Agreste Meridional, as eleições de 2012 deram uma boa mostra das vantagens de estar bem com os eleitores/internautas. Através do facebook, principal ferramenta em uso na Região, os postulantes às Prefeituras e Câmaras Municipais expuseram seus programas, divulgaram ações de campanha e estiveram, de forma profissional ou não, mais perto do eleitorado que curte ficar horas conectado na internet.

O fato é que as redes sociais são canais que aproximam o político do eleitor. Seja pela facilidade de interação, inexistência de custo ou pela velocidade de disseminação das ideias.  

Aqui em Garanhuns, nomes como o prefeito Izaías Régis (PTB); a vice-prefeita Rosa Quidute (PT); os vereadores Audálio Filho (PSDC); Sivaldo Albino (PPS); Nelma Carvalho (PR); Gil PM e Alcindo Correia (PRTB), Haroldo Vicente e Cláudio Taveira (PSDB), Zaqueu Lins (PDT), Gersinho Filho e Luzia da Saúde (PSB) possuem perfis ativos no facebook. Os Prefeitos de Correntes (Edmilson da Bahia-PSB); Brejão (Ronaldo Ferreira-PTB) e Caetés (Armando Duarte-PTB) também possuem conta na rede social mais famosa do Mundo.

Mas não é apenas possuir o canal, é preciso também usá-lo em beneficio da sua imagem pública, pois na maioria dos casos, a desatualização e a falta de interação com o eleitor/internauta podem soar como desinteresse do Agente Público em debater com os cidadãos que figuram na rede social.

Pesquisa do Blog revelou que os perfis da vice-prefeita Rosa Quidute e dos vereadores Audálio Filho e Sivaldo Albino apresentam constante atualização e que estes não fogem aos questionamentos dos internautas. Apesar de possuir três perfis e uma página no facebook, o Prefeito Izaías Régis vem deixando a desejar, pois não interage com o público da net. Já o Prefeito de Correntes, Edmilson da Bahia, só utiliza a ferramenta para expor as suas opiniões e não responde aos questionamentos ou elogios que lhes são direcionados. Alguns dos citados na reportagem até atualizam os seus perfis com certa frequência, todavia no quesito interação, ainda não se destacam. 

OPINIÃO – O facebook é uma ferramenta que se bem utilizada pode trazer a simpatia de um público mais politizado e também agradar àqueles que não se ligam efetivamente nas discussões da Cidade.  Ao responder ao questionamento de um amigo virtual, o político, sobretudo aquele que possui mandato, mostra transparência e respeito com quem pergunta. Ter um espaço na net só para desejar “um bom dia”, é muito pouco para cidadãos que foram eleitos com a missão de decidir os destinos e o futuro das suas Cidades.