A informação de que doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a COVID-19 poderiam ter sido aplicadas em postos de vacinação de todo o País pegou a todos de surpresa nesta sexta-feira, dia 2. Segundo levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo, com base em dados do Ministério da Saúde, até o dia 19 de junho, os imunizantes em questão foram usados por mais de 1.500 Municípios de várias regiões do Brasil.
Aqui no Agreste Meridional, os municípios de Garanhuns; Correntes; São João; Bom Conselho; Capoeiras; Canhotinho; Jurema; Águas Belas; Calçado; Lajedo; Caetés; Jupi; Saloá e São Bento do Una, também estão entre as cidades que possivelmente aplicaram doses vencidas do imunobiológico da AstraZeneca. A Secretaria de Saúde de Garanhuns já garantiu em Nota que os lotes registrados foram aplicados antes do prazo de validade. Confira a Nota na Integra clicando AQUI.
Mas como saber se a vacina que você recebeu está nesta
lista? Primeiramente é necessário verificar no cartão de vacinação qual o lote
do imunizante aplicado em você. De acordo com as informações divulgadas hoje,
os lotes vencidos seriam os seguintes: 4120Z001 - Vencimento em 29 de março;
4120Z004 - Vencimento em 13 de abril; 4120Z005 - Vencimento em 14 de abril; CTMAV501
- Vencimento em 30 de abril; CTMAV505 - Vencimento em 31 de maio; CTMAV506 -
Vencimento em 31 de maio; CTMAV520 - Vencimento em 31 de maio e 4120Z025 - Vencimento em 4 de junho.
Conforme informações disponíveis no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra COVID-19, quem tomou uma vacina fora do prazo de validade deve tomar uma nova dose pelo menos 28 dias depois do imunizante administrado de maneira errada. Se isso ocorreu com você, é necessário que você se dirija até um posto de vacinação para que o Município repasse orientações detalhadas sobre o procedimento a ser adotado no seu caso.
Canais de atendimento: Ligue ou envie mensagem para WhatsApp (87)9.9921.8034 | 9.9988.3934 ou e-mail: claudeteantonia@pe.senac.br
A Secretaria de Saúde de Garanhuns vem a público esclarecer
que não foram aplicadas vacinas contra a Covid-19 fora do prazo de validade no
município. O que houve foi um equívoco no preenchimento das planilhas que
alimentam os sistemas de informação, considerando os lotes 4120Z005 e 4120Z025
do imunizante da Astrazeneca/Fiocruz.
O lote 4120Z005 foi recebido em 27 de janeiro, com 1130
vacinas válidas até o dia 14 de abril de 2021, que foram aplicadas até o dia 05
de fevereiro. Já o lote 4120Z025 foi recebido em 04 de março de 2021, com 110
vacinas válidas até 04 de junho de 2021, que foram aplicadas até o dia 10 de
março. Os dois lotes foram destinados
para as primeiras doses de idosos com 85 anos ou mais.
Constatado o equívoco na digitação, a equipe da Secretaria
está trabalhando para corrigir os dados no Sistema de Informação do Programa
Nacional de Imunizações. A pasta ressalta ainda o seu compromisso em garantir a
vacinação dos garanhuenses de forma ágil e segura, seguindo todos os protocolos
para administração das doses repassadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria
Estadual de Saúde (SES).
Por fim, a Secretaria se coloca à disposição da população em geral e órgãos públicos de controle para comprovação dos fatos expostos nesta nota, além de prestar qualquer esclarecimento necessário sobre o processo de vacinação na Cidade.
SECRETARIA DE SAÚDE DE GARANHUNS
Assessoria de Comunicação – (87) 9 8103-7369.