sábado, 25 de abril de 2020

CORONAVÍRUS AVANÇA NO AGRESTE: São Bento do Una registra mais um Caso. Agreste Meridional já tem 23 Pacientes com a COVID-19


A Prefeitura de São Bento do Una confirmou na noite dessa sexta-feira, dia 24, o terceiro caso do Novo Coronavírus naquele Município.

As informações sobre idade e gênero do novo caso não foram repassadas, todavia, a Prefeitura registrou que a pessoa diagnóstica com a COVID-19 já estava em isolamento e está bem. Ainda de acordo com a Municipalidade, São Bento do Una ainda tem nove casos aguardando resultados de exames laboratoriais para confirmação ou descarte da doença. A boa notícia é que dos três casos confirmados naquele Município, dois já estão recuperados da COVID-19.

CASOS DA COVID-19 NO AGRESTE MERIDIONAL - Com o novo caso registrado em São Bento do Una, sobe para 23 o números de casos positivos da doença no Agreste Meridional: Garanhuns (10 casos e duas mortes); Bom Conselho (2 casos e uma morte); São Bento do Una (3); Caetés (2); Correntes (1 caso com morte), além Lagoa do Ouro, Lajedo, Capoeiras, Jupi, Jucati, todos com um caso cada.

FALTA ESTRUTURA PARA ATENDER POPULAÇÃO DO AGRESTE – Garanhuns que é polo médico do Agreste Meridional e para onde os possíveis pacientes graves de COVID-19 de mais de vinte municípios virão, segue contando apenas com dez leitos de UTI no Hospital Regional Dom Moura, porém estes não estariam prontos para pacientes do COVID-19, pois não possuem respiradores, além de outros dez leitos de retaguarda para os pacientes que precisam ficar internados, mas não entubados.

Na Cidade também há dez leitos de retaguarda no setor de Pediatria. Além desses, existem outros 7 leitos de CTI no Dom Moura, e outros quinze leitos de UTI, não para o COVID-19, nos Hospitais Particulares da Cidade.

NOVOS LEITOS PROMETIDOS PELO ESTADO – Em recente pronunciamento, o secretário Estadual de Saúde, André Longo, registrou a previsão de abertura de 80 novos leitos, por parte do Governo Estadual, aqui em Garanhuns. Desses, 20 seriam de UTI e estariam à disposição na UPAE, que, segundo o Estado, será transformada em ponto de atendimento da COVID-19.

Ainda segundo o Secretário Estadual, estaria havendo a “contratualização com o Hospital Perpétuo Socorro”, para que fossem montados outros leitos de retaguarda. Apesar de alguns equipamentos já estarem sendo instalados na UPAE, e da chegada de uma ambulância equipada com UTI, o Secretário, nem qualquer outra autoridade local ligada ao Governo Estado, anunciaram os prazos de quando os novos leitos estariam prontos para receber os pacientes.