domingo, 11 de julho de 2021

SAÚDE EM GARANHUNS: Secretária garante reforma nos Postos de Saúde e ampliação na Oferta de Exames e Consultas Especializados

Infiltrações; telhados danificados; falta de pintura e problemas nas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, entre outros. Essa é a realidade em alguns Postos de Saúde em funcionamento aqui em Garanhuns, panorama que dificulta o trabalho dos profissionais de saúde e que inviabiliza a prestação de um atendimento de qualidade à população.

Mas de acordo com a secretária de Saúde, Catarina Tenório, a Pasta já vem trabalhando para resolver essas demandas e, num prazo de até quatro meses, todas as Unidades contarão com serviços de reforma. “Já estamos com tudo pronto para o processo licitatório. Entendo a angústia da população quando reclama, mas todos tem que ter conhecimento que não temos como fazer saúde sem planejamento”, justificou a Secretária durante Audiência Pública realizada na Câmara de Garanhuns nessa quinta-feira, dia 8, adiantando que o Município possui 35 prédios, mas que todos contarão com melhorias. Mesmo sem citar as localidades, a Secretária ainda registrou que pelo menos quatro Postos de Saúde mudarão para imóveis com melhor estrutura.

UNIDADE DE SAÚDE DA COHAB 1 – Ainda durante a Audiência Pública realizada na Câmara de Garanhuns para apresentação do relatório de Gestão do Primeiro Quadrimestre deste ano, a secretária Catarina Tenório estimou que até o final do próximo mês de agosto a Unidade de Saúde da Cohab 1 será inaugurada. Segundo o Prefeito Sivaldo Albino (PSB), a obra é uma das vinte e duas deixadas inacabadas pela Gestão Anterior e que serão finalizadas e entregues a população.

LIBERAÇÃO DE EXAMES – Outro problema vivenciado pela população de Garanhuns é a demora na liberação de consultas e exames, fato registrado durante grande parte da gestão de Izaías Régis e que segue nesse início do governo Sivaldo Albino.

Indagada pelo presidente da Câmara, o vereador Johny Albino (PSB) sobre a liberação de exames, a secretária de Saúde, Catarina Tenório, garantiu que, passada a fase mais intensa da Pandemia, o Município ampliará a oferta de exames e consultas especializadas. “Estava em nosso planejamento e vamos começar a ampliar a liberação da oferta de consultas e exames especializados”, registrou Catarina Tenório, que também garantiu a ampliação das sessões de Fisioterapia contratadas junto às Clínicas conveniadas com o Município.