PESQUISAR NO BLOG - MATÉRIAS DE 2013 A 2021

terça-feira, 13 de julho de 2021

Garanhuns recebe Novas Doses de Vacinas contra a COVID-19. Confira os Percentuais de Vacinação da 1ª e 2ª Doses no Município

Garanhuns recebeu na última sexta-feira, dia 9, mais 1.712 doses de vacinas contra a COVID-19, sendo 620 unidades da Coronavac e 1.092 da Pfizer. Com as novas doses, o Município vem avançando na imunização da população.

Até ontem, dia 12, Garanhuns já havia aplicado 81.472 das 90.658 recebidas (cerca de 90%). Contabilizando as doses únicas junto as 1ª e 2ª doses, a Secretaria de Saúde já vacinou 46,19% da população com a 1ª dose e 20,21% com o complemento da vacinação.  

XEPA DA VACINA – E a Prefeitura de Petrolina abriu um cadastro para a aplicação das doses remanescentes da vacina contra a COVID-19, conhecida como a "xepa da vacina". Qualquer pessoa com idade acima de 18 anos poderá se inscrever na fila de espera daquele Município Sertanejo. As doses da "xepa" serão aplicadas em um horário próximo ao final do expediente ou da validade das doses.  

A "xepa" trata-se das doses que sobram após a abertura do frasco da vacina e que podem ser aplicadas em pessoas fora dos grupos que têm direito atualmente. As vacinas contra a COVID-19 têm uma validade pequena após ter seu frasco aberto e, portanto, o recomendado é que todas as doses sejam aplicadas o mais rápido possível. Vale registrar que até 5% das doses podem ser perdidas, conforme prevê os planos Nacional e Estadual de Imunização.   

DOSES DA XEPA EM GARANHUNS – O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com a Secretaria de Saúde de Garanhuns para apurar qual a destinação das doses remanescentes da vacina contra a COVID-19, bem como se existe a possibilidade de que a "xepa da vacina" também seja instituída aqui em Garanhuns, o que possibilitaria que mais cidadãos fossem imunizados contra a doença no Município. 


VALIDADE DAS VACINAS – Após ter o frasco aberto, a validade da Janssen (Johnson & Johnson) e da Pfizer é de seis horas; a da Coronavac/Butantan é de oito horas. No caso da Astrazeneca, caso o frasco esteja sob refrigeração (2ºC a 8ºC), a validade é de 48 horas, mas se estiver em temperatura ambiente, é de apenas seis horas. Os frascos da Astrazeneca e CoronaVac possuem 10 doses; da Pfizer, seis doses e da Janssen, cinco doses. (Com imagens de Thomas Ravelly/ SECOM/PMG/Divulgação)

📲Saiba mais ligue ou envie mensagens: (87) 99988-3934 | 98874-8492 Whatsapp.