quarta-feira, 7 de julho de 2021

Conheça Cyro Ferreira, homem à Frente do seu Tempo que Inovou e Criou a Ferreira Costa, referência em Home Center do Nordeste

Essa é destaque no JC Negócios de hoje, dia 7/7/2021: 

No próximo mês de agosto, a Ferreira Costa abre sua sexta loja no Nordeste, na cidade de Caruaru. Com 9 mil m² de área de vendas e 80 mil itens de catálogo, o empreendimento vai gerar 500 empregos diretos e funcionará integralmente adaptada aos modernos conceitos de sustentabilidade, que inclui reciclagem do lixo, tratamento de efluentes líquidos e geração de energia solar suficiente para suportar parte do consumo destinado ao sistema de ar-condicionado.

Em outubro, a companhia, que está na quinta geração de comando e no mercado há 136 anos, chegará a Natal-RN e, ano que vem, a Brasília-DF. A expansão faz parte de um projeto que visa operar 20 unidades nos próximos seis anos, quando chegará aos 140 anos. 



A Ferreira Costa se tornou sinônimo de inovação no varejo, introduziu o conceito de home center no Nordeste, foi a primeira empresa adquirir, em 1974, um computador para sua contabilidade e também a primeira que adotou a tecnologia Palm para a equipe de vendas externa. Quando inaugurou sua nova loja matriz, em 1989, em Garanhuns, ela funcionou integralmente automatizada e adotando as exigências do e-Fisco.

O que pouca gente sabe é que, por trás desse pacote de inovação que cada consumidor percebe quando compra numa loja da Ferreira Costa, está o empresário Cyro Ferreira da Costa (imagem acima e no topo). Ele é o terceiro descendente do português João Ferreira da Costa, nascido na freguesia de Campanha, hoje um bairro da cidade do Porto, no Norte de Portugal. É Cyro o responsável pelo novo modelo de negócios e de gestão que a tornaram a Ferreira Costa referência no setor no final do século passado. O Empresário também se orgulha de práticas de sustentabilidade ambiental, comerciais e respeito aos colaboradores, adotadas bem antes do conceito de ESG (meio ambiente, social e governança, na sigla em inglês) começar a ser difundido no Brasil.



A contribuição de Cyro Ferreira da Costa à empresa e ao varejo moderno começou cedo, quando precisou ser emancipado aos 13 anos e assumir os negócios da família de comerciantes ao lado da mãe. Isso aconteceu após a morte do pai João Ferreira da Costa Filho, em 1950, depois de uma longa batalha contra uma artrite que o levou aos Estados Unidos, em 1946, em busca de tratamento, na companhia de Cyro. Disciplinado, Cyro começou a organizar a Ferreira Costa procurando incorporar na pequena loja de 300 m² o que fosse possível de modernização, mantendo a tradição de comércio, que se iniciou em 1884 com seu avô João Ferreira da Costa, que escolheu Garanhuns para se fixar após a construção da ferrovia que ligou a cidade ao Recife, no prolongamento do trecho Recife-Catende.

O temperamento discreto e a disciplina de Cyro o fizeram personagem de uma curiosa história de negociação imobiliária. Quando decidiu criar o que seria o primeiro home center do Nordeste, em Garanhuns, Cyro percebeu que não tinha os 6.000 m² para a loja que ele próprio estava começando a desenhar. Durante 10 anos, ele passou a comprar, casa por casa, a área onde hoje está loja matriz, fazendo troca de áreas com a Câmara Municipal; a Associação Comercial e até os Correios. Saiba mais sobre a história de Cyro Ferreira da Costa clicando AQUI 

Chegando aos 136 anos, a Ferreira Costa está entre as 10 empresas mais antigas de Pernambuco em funcionamento, nas mãos de uma mesma família. 

Ela ocupa o 5º lugar no ranking nacional das lojas de material de construção de acordo com a revista Anamaco. Há mais de 20 anos está entre os 50 maiores contribuintes de ICMS no estado de Pernambuco. Também ocupou por anos seguidos lugar de destaque no projeto Recall de marcas do Jornal do Commercio, 1º lugar no ranking dos maiores e melhores da Revista ANAMACO da Região Nordeste, 1º lugar no prêmio "Marcas que eu Gosto" que identifica a Ferreira Costa como uma das marcas mais lembradas na categoria lojas de materiais para construção. (Com informações e imagens do JC Online. CONFIRA)


CURSO INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO SENAC
*Programação: 24 e 25 de julho (sábado e domingo)
* Das 8 às 17h
Matrículas abertas! Vagas limitadas!
*Saiba mais, ligue ou envie mensagem:* (87) 9.9988.3934 | 9.8874.8492 | 3764.2703 ou acesse: www.pe.senac.br