quinta-feira, 15 de julho de 2021

Saúde descarta “Xepa da Vacina” em Garanhuns

A Prefeitura de Petrolina abriu um cadastro para aplicar as doses remanescentes das vacinas contra a COVID-19, a chamada "xepa da vacina". 

Trata-se das doses que sobram após a abertura do frasco da vacina e que podem ser aplicadas em qualquer pessoa com idade acima de 18 anos. É que como as vacinas contra a COVID-19 têm uma validade pequena após ter seu frasco aberto, é recomendado que todas as doses sejam aplicadas o mais rápido possível, por isso a “Xepa” acontece no final do expediente de vacinação. A prática vem sendo adotada em vários Municípios brasileiros.   

Apesar de garantir a vacinação de pessoas fora dos grupos prioritários que vem sendo trabalhados atualmente, aqui em Garanhuns, segundo informações da Secretaria de Saúde, a xepa da vacina não será implantada.


É que segundo a Pasta, após o agendamento na plataforma Vem Vacina, as doses são enviadas para os pontos de acordo com a quantidade de agendamentos realizadas para aquele dia. “Quando um frasco é aberto e sobra uma dose, por motivos de falta de uma pessoa agendada, a Secretaria entra em contato com as pessoas que estão agendadas nos dias seguintes, para que compareçam naquele momento e recebam a vacina”, registrou a Assessoria. Na prática, segundo a Saúde Municipal, como existe um “controle integrado da equipe”, não há sobras ou perdas de doses de vacinas no Município.

VALIDADE DAS VACINAS – É importante registrar que após ter o frasco aberto, a validade da Janssen (Johnson & Johnson) e da Pfizer é de seis horas; a da Coronavac/Butantan é de oito horas. No caso da Astrazeneca, caso o frasco esteja sob refrigeração (2ºC a 8ºC), a validade é de 48 horas, mas se estiver em temperatura ambiente, é de apenas seis horas.