terça-feira, 20 de julho de 2021

Novas Alterações nos Exames Teóricos para Tirar e Renovar a Habilitação

Novas questões e alteração dos conteúdos dos exames teóricos para retirar e renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estão valendo desde abril de 2021, depois que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por diversas alterações. As mudanças exigem atenção tanto dos condutores que vão retirar a primeira habilitação como daqueles que buscam a renovação e/ou mudança de categoria.

Novas questões foram adicionadas ao banco de dados do exame teórico para a primeira habilitação e ao simulado eletrônico de todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) do País. O simulado eletrônico é utilizado como treinamento pelos candidatos e, no caso de Pernambuco, pode ser acessado no site do Detran-PE: www.detran.pe.gov.br.

O banco de dados recebeu 183 novas questões, outras 162 foram retiradas e 58 quesitos passaram por ajustes em seus conteúdos. Atualmente, segundo o Detran-PE, o banco soma duas mil questões, material utilizado para a composição das provas teóricas presenciais. Já o simulado eletrônico recebeu 20 novas questões e 57 sofreram atualizações.

O simulado de provas teóricas serve como treinamento para candidatos à primeira habilitação, renovação ou reciclagem. É uma ferramenta para o usuário avaliar o nível de conhecimento e ficar familiarizado para o exame presencial. O simulado possui 30 quesitos que devem ser preenchidos no prazo máximo de 30 minutos. Finalizado cada quesito, a resposta correta é exibida para que o usuário verifique a quantidade de acertos. As questões são sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, cidadania e meio ambiente. (Com informações do JC Online. CONFIRA)