sexta-feira, 9 de julho de 2021

7 DE ABRIL: Garanhuns Institui Dia Municipal em Memória e Respeito às Vítimas da COVID-19

O Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco de hoje, dia 9, traz a publicação da Lei Municipal nº 4.783/2021, que torna o dia 7 de abril, como Dia Municipal em Memória e Respeito às Vítimas da COVID-19 em Garanhuns.

De acordo com a Lei sancionada pelo Prefeito Sivaldo Albino (PSB), a data em homenagem aos mortos pelo Novo Coronavírus foi definida haja vista que a primeira morte por COVID-19 foi registrada no dia 7 de abril de 2020, tendo o motorista de ônibus, Edmilson Bahia de Andrade, morador do bairro de Manoel Chéu, como Vítima. A data foi incluída no Calendário Oficial do Município, todavia não será Feriado Municipal. 

A Lei, cujo projeto foi apresentado na Câmara de Garanhuns pelo vereador Erivan Pita (PSD) busca homenagear todas as vítimas mortas pela doença em solo garanhuense; respeitar e se solidarizar com os momentos de dor, medo e incertezas vivenciados pelas famílias enlutadas, bem como criar um momento de reflexão sobre a necessidade dos cuidados e esforços para evitar a propagação da COVID-19. “Em memória e respeito às vítimas falecidas em decorrência da COVID-19 a bandeira do Município deve ser hasteada a meio mastro das 7 às 18h a cada dia 7 de abril”, registra trecho da Lei Municipal.

COVID-19 EM GARANHUNS - Até ontem, dia 8, já haviam sido confirmados 13.999 casos da COVID-19 aqui em Garanhuns. Deste total, 276 pessoas vieram a óbito (1,97%); 12.385 estão recuperadas após cumprir o período de isolamento domiciliar e não apresentar mais sintomas (88,47%); e 160 pessoas que foram confirmadas com a COVID-19 estão em monitoramento.

Também já foram aplicadas 78.348 doses da vacina contra a COVID-19, que somadas as doses únicas as 1ª e 2ª doses, apresentam um percentual de 44,31% dos garanhuenses vacinados com a 1ª dose e 19,10% que completaram o ciclo da vacinação.


Na manhã de hoje, dia 9, segundo dados repassados pelo Ministério Público ao Blog do Carlos Eugênio, dos 58 leitos clínicos públicos de enfermaria, entre leitos municipais e estaduais, 14 estavam ocupados. Já dos 40 leitos públicos de UTI, vinte e um atendiam pacientes com quadros graves da doença, sendo 6 residentes aqui em Garanhuns e 15 moradores de outros municípios pernambucanos.