quinta-feira, 21 de junho de 2018

Sobe para 7 número de Mortes por Gripe em Pernambuco. Vacinação segue até Amanhã

 

Pernambuco registrou neste ano, até o último dia 9, sete mortes por síndrome respiratória aguda grave (Srag) com resultados laboratoriais confirmados para gripe (cinco de H1N1 e dois de H3N2).

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), que divulgou o balanço de influenza no início da tarde de ontem, dia 20, informou que o sétimo óbito é de uma mulher com 90 anos moradora de Goiana, município do Grande Recife. O resultado laboratorial deu positivo para H3N2 e foi divulgado no boletim dessa quarta-feira, dia 20.

O Estado também divulgou ter atingido a meta mínima de vacinação: 90% do público prioritário para a campanha de imunização contra a gripe. Até o momento, 2.160.332 pessoas (90%) receberam a dose que previne contra os três vírus transmissores da síndrome. Pelo menos 239.029 ainda podem procurar os postos de saúde para receber a vacina até amanhã, dia 22, quando termina a Campanha. A partir do dia 25 de junho, caso haja disponibilidade de vacinas aqui em Garanhuns, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.

Das 184 cidades pernambucanas, 86 atingiram a meta. Em relação aos grupos prioritários, atingiram a meta mínima os trabalhadores de saúde (97,5%), puérperas (110,8%), idosos (93,3%), indígenas (97,1%) e professores (97,1%). Não chegaram à meta mínima as gestantes (88,7%) e as crianças (80,6%). Entre as mulheres grávidas, 11 mil ainda precisam se imunizar. No grupo das crianças, são 118 mil que devem ir aos postos para receber a dose da vacina contra gripe.

PÚBLICO-ALVO - Podem se vacinar contra a gripe: idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Também podem ser imunizadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais: doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica; diabetes, imunossupressão, pessoas com obesidade, com trissomias e transplantadas.