sábado, 24 de janeiro de 2015

Escola Municipal segue ‘aberta’ a Ação de Vândalos


Quase 60 dias depois de ser alvo da ação de vândalos e ter uma das suas salas de aula incendiadas (relembre), a Escola Municipal Jaime Luna, localizada no bairro Dom Hélder Câmara, a popular Cohab 3, segue em situação de abandono.

O Incêndio Criminoso foi registrado no último dia 30 de novembro de 2014, todavia, segundo informações da cidadã Joseana Mendes, que reside na localidade e tem os seus filhos matriculados naquele Educandário, depois do ocorrido, profissionais da Prefeitura visitaram o Jaime Luna, mas até agora nenhuma providência foi tomada e sequer o muro do Colégio, que foi aberto para a construção de uma Quadra Poliesportiva - cujas obras estão paralisadas- , foi fechado. 

A época do ocorrido, uma moradora da localidade, que não quis ter o seu nome revelado, registrou que os vândalos atuam no Jaime Luna há algum tempo. Lâmpadas, portas, fechaduras, janelas e vidraças estão danificadas, assim como as instalações elétricas e hidráulicas. “Nem parece uma Escola que atende quase mil alunos. A impressão que temos é de um prédio abandonado”, relatou a Moradora, que complementou: “a certeza da impunidade é tão grande que chegam a defecar e urinar nas salas de aula”, chamou a atenção a Cidadã, revelando em seguida que a Escola não conta com qualquer serviço de vigilância: “a escola fica abandonada, não tem Guarda, vigia, nada. Quando os funcionários saem, os vândalos fazem a festa e destroem o que podem”, denunciou.   

Possivelmente por conta da burocracia no serviço público, leia-se: a necessidade da formatação de projetos e licitações, os compromissos firmados pela Prefeitura de Garanhuns para resolver o problema, apresentados em Nota enviada ao Blog do Carlos Eugênio no dia 1º de dezembro de 2014, ainda não saíram do papel.

O Governo Municipal registrou a época do ocorrido, que iria solicitar à empresa responsável pela construção da quadra interna da escola, que instalasse uma grade ou portão no local em que o muro estava aberto. Quanto à segurança, reivindicada pelos servidores e alunos, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT) informou que estava desenvolvendo um projeto de videomonitoramento para instalação de câmeras de segurança e sistema de alarme nas escolas da Rede Municipal de Ensino, todavia, estas ações ainda não foram viabilizadas e a Escola Jaime Luna segue ‘aberta’ a ação dos vândalos.



VEREADOR GRAVA VÍDEO E MOSTRA REALIDADE – O vereador Gil PM (PRB) esteve visitado as instalações da Escola Jaime Luna e se mostrou indignado com o cenário encontrado. O Parlamentar disponibilizou no Facebook um vídeo em que apresenta a realidade vivenciada naquele Educandário e revelou que vai procurar o Prefeito Izaías Régis (PTB) e buscar uma solução para o problema antes do inicio das aulas, previstas para o próximo dia 19 de fevereiro. Clique AQUI e confira o vídeo gravado pelo Vereador Gil PM. 

O Blog do Carlos Eugênio esta a disposição da Prefeitura de Garanhuns para publicar a sua versão quanto aos fatos apresentados nesta reportagem.

Imagens: Danielle Ferreira/Assessoria Parlamentar/Divulgação.